Cultura & Lazer Titulo Música
Música para todos os ouvidos

Orquestra Filarmônica de São Bernardo faz concerto de fim de ano na região

Daniela Pegoraro
01/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Com a chegada de dezembro, o ritmo de celebração começa a se propagar. Abrindo o mês e guiada por melodias populares e natalinas, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo apresenta amanhã na cidade o Concerto de Final de Ano. O repertório varia: vai desde as tradicionais músicas de Natal até trilhas sonoras de filmes e faixas de bandas e cantores consagrados, como Queen e Luiz Gonzaga. “O objetivo é a criação de novas perspectivas culturais, que podem despertar nas pessoas o interesse pela música de concerto”, explica o regente Fernando Mathias. Para ele, é de grande importância desmistificar a ideia de elitismo que existe acerca de concertos clássicos.

A Orquestra Filarmônica de São Bernardo ainda está dando seus primeiros passos. Foi fundada há dois anos, e desde então realizou mais de 20 concertos e se apresentou para um público de cerca de 23 mil pessoas. Sem vínculos com o poder público, o grupo se mantém atualmente por meio de verbas privadas e leis de incentivo fiscal, tal como a Lei Rouanet. “As empresas da região têm se mostrado abertas e interessadas em investir na Cultura”, diz o maestro.

O público da região também se mostrou favorável à musicalidade trazida pelo grupo. De acordo com Mathias, já era esperada uma reação positiva, e a expectativa tem se confirmado ao longo desses dois anos. “São espectadores, inclusive, muito exigentes com os concertos. Mas também estamos tendo o cuidado de trazer novas pessoas a se interessar por nosso trabalho”. Para começar a divulgar o trabalho, a orquestra chegou a realizar em 2017 oito concertos gratuitos e sem o patrocínios no custeio das apresentações.

De cunho profissional, a orquestra não trabalha com a formação de músicos. No entanto, existem planos para a criação de segmento infantil. A participação dos instrumentistas se dá através de editais – os quais, no momento, estão fechados.

O Concerto de Final de Ano ainda é composto por elementos complementares que prometem agradar o público. Das 16 músicas apresentadas, cinco delas contarão com a participação de bailarinas de companhias de dança de São Bernardo: Ballet Elisa, Ballet Evelyn e Ballet Márcia Bueno. A apresentação também conta com acompanhamento de solistas de cantor lírico e popular e narradora, a qual fará introdução e ponte entre passagens do concerto. “Os músicos estão gostando muito de executar a proposta, e com certeza o público também vai gostar”, conclui Mathias.

Concerto de Final de Ano – Música. No Cenforpe – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201, em São Bernardo. Domingo, às 16h. Ingr.: R$ 15 a R$ 30 (Event Brite).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;