Memória Titulo
A Santo André que se formava no início dos anos 1960...

Apresentamos a Santo André de 1962, nas fotos de Luiz Calsolari Neto

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Apresentamos a Santo André de 1962, nas fotos de Luiz Calsolari Neto. Desde domingo ele vem dividindo conosco um pouco do que guardou, em informes e imagens, da sua cidade natal.

Naquele tempo, nos barzinhos da Rua Coronel Oliveira Lima, tomava-se café com leite - o popular "pingado" - com deliciosos sanduíches de mortadela; e tinha-se acesso à moderninha Lojas Americanas, de mil bugigangas e ótimos sorvetes. Era o grande centro de compras a atrair moradores de todo o Grande ABC, creio que também de São Caetano, pela oferta de artigos e bons preços.

Muito mais se pode falar da central Santo André. Fiquemos com as imagens e as informações que Calsolari legendou. E com o recado ontem recebido de outro andreense, José Bueno Lima.

UMA MENSAGEM
Vibrei com a reportagem de hoje da Memória. Sou suspeito. Tudo o que se refere à Vila Assunção, mexe comigo. O novo memorialista eu conheço desde menino, mas nunca troquei uma só palavra com ele. Não sabia nem seu nome. Gostaria muito de um encontro, para um papo, e lhe oferecer um exemplar de meu livro. Peço-lhe ajuda.
Jose Bueno Lima, de Santo André

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de setembro de 1980

MANCHETE - Capital khudestã cai em poder das tropas iraquianas; é a guerra Irã e Iraque.

COMBUSTÍVEIS - Todos os postos de serviços do Grande ABC, Capital e Rio de Janeiro, que vendem álcool hidratado para combustível, começaram ontem a comercializar o produto com preço aumentado.

SINDICALISMO - Sindicato dos Panificadores do Grande ABC realiza em sua sede, em Santo André, ciclo de debates. Na abertura, a palestra de Hermeto Mendes Dantas, que foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Da fala de Hermeto Dantas: "Em 1948, quando o salário mínimo era de 960 cruzeiros, o aluguel de uma boa casa custava 100, um quilo de carne de primeira, de arroz ou de feijão, 3 cruzeiros. Hoje, quando o salário mínimo vale pouco mais de 4 mil cruzeiros, o aluguel de um quarto e sala não sai por menos de 2 mil e o quilo de carne de primeira anda por volta de 200".

SINDICALISMO 2 - Diretoria cassada dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra realizará assembléia na igreja Senhor do Bonfim, no Parque das Nações.

EDITORIAL - Direitos de tributação, a quem de direito.

ANÚNCIO - "Agradecemos de porta em porta desde 1952 (Casas Bahia)".

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Na Travessa Marechal Deodoro, nós pagávamos aluguel. Para sair desta situação, meu pai adquiriu um terreno na Rua Jurubatuba, em frente onde hoje é a Padaria Maria Rita (antiga Sidone). Construiu ali uma casa com três dormitórios, sala e cozinha.

A construção era simples, rebocada e pintada de amarelo. Casa espaçosa. Acomodava confortavelmente sete pessoas: meu pai, minha mãe e os cinco filhos.

A Vila de São Bernardo não contava com o serviço de água encanada, e meu pai teve que mandar abrir um poço para suprir a necessidade de água dentro de casa. Não existia encanamento no interior das casas, nem tampouco torneiras.

EM 28 DE SETEMBRO DE...

1952 - Manchete dos jornais brasileiros: "Morreu Francisco Alves, o Chico Viola, o Rei da Voz".

1956 - Presidente Juscelino Kubitschek inaugura a fabrica da Mercedes-Benz em São Bernardo, na Via Anchieta.

1970 - Governo federal cassa a TV Excelsior, canais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Trabalhadores
Nascem em 28 de setembro:
1912 - Manoel M. F. Rodrigues. Nasceu em Funchal, Portugal. Serralheiro da Rhodia. Residia à Rua Adelaide, 25.
1922 - Valdemar Caldeira, natural de São Paulo (SP). Servente da Sociedade de Produção Agrícola e Industrial.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia da Lei do Sexagenário. Dia da Lei do Ventre Livre (1871). Dia da Liberdade de Expressão. Dia do Hidrógrafo.

NO GRANDE ABC

Hoje é o Dia do Colunista Social, em homenagem a Chiquinho Palmério, ex-DIÁRIO. A data foi criada pelo Rotary Clube em 1977, escolhendo-se o dia do aniversário do homenageado, que é hoje.

SANTOS DO DIA

Eustoquia, Lourenço Ruiz e Venceslau.

Na estampa, São Venceslau. Viveu no Ducado da Boemia (hoje absorvido pela República Checa) entre os anos 907 e 925. Mártir católico.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimentos

JULIA VERTEMATTI DOS SANTOS
(São Bernardo 7-1-1931 - 20-9-2010)

Dona Júlia descende de famílias de origem italiana radicadas em São Bernardo desde o século 19. Do lado do pai, Ângelo, a família Vertematti, grafada de várias formas, inclusive como Vertamatti, assim registrado o primo Natal Vertamatti, que em várias legislaturas foi vereador em São Bernardo; do lado da mãe, dona Maria, da família Finco, radicada no Distrito de Riacho Grande, onde está o bairro dos Finco.

O marido de dona Júlia, Adão dos Santos, fez carreira no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), se destacando como fotógrafo e jogador de futebol, além de pesquisador da Memória - foi grande colaborador desta página Memória.

Residindo nas proximidades da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, dona Júlia e familiares sempre foram católicos praticantes. Ela partiu aos 79 anos, deixando os filhos Maria Luiza e José Luiz. Está sepultada no Cemitério de Vila Euclides. AM

SANTO ANDRÉ
Antonio Sanchez, 87. Natural de Barra Bonita (SP). Dia 25. Cemitério de Camilópolis.
Leny Baptistini de Godoy, 72. Natural de Santo André (SP). Dia 26. Cemitério de Vila Assunção.
Reinaldo Fernandes Correa, 59. Natural de Bandeirantes (PR). Dia 25. Cemitério Phoenix.

SÃO BERNARDO
Maria Zenira Nicoletti, 93. Natural de Bariri (SP). Dia 26. Cemitério Jardim da Colina.
Olidia Candida de Jesus, 89. Natural de Cajuru (SP). Dia 25. Cemitério Jardim da Colina.
Manuel Diogo, 87. Natural de Portugal. Dia 24. Cemitério Jardim da Colina.
Maria Joana da Silva, 78. Natural de São João do Piauí (PI). Dia 25. Cemitério dos Casa.
Otacilio Ferreira da Cunha, 75. Natural de Taquaritinga do Norte (PE). Dia 24. Cemitério dos Casa.
Maria Apparecida Machado Quintella, 70. Natural de Pirai (RJ). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Vera Lucia Pedro, 63. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
Nilton Ortega Rodrigues, 64. Dia 24. Cemitério Santa Paula.

DIADEMA
Manoel José dos Santos, 64. Natural de Japoatã (SE). Dia 25. Cemitério Vale da Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;