Memória Titulo
Adhemar faz comício em Santo André
Por Raphael Rocha
25/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Deputado estadual constituinte eleito em 1934, interventor federal em São Paulo pelas mãos do presidente Getúlio Vargas, governador do Estado eleito em 1947, prefeito eleito de São Paulo em 1957. Este é o político paulista Adhemar Pereira de Barros, que também colecionou derrotas e cujo sonho político maior seria chegar à Presidência da República – o que nunca conseguiu.

Em 1962 foi novamente eleito governador de São Paulo. Assumiu em 1963 e foi cassado pelo regime militar em 1966.

Na campanha de 1962, Adhemar visitou o Grande ABC. Realizou comícios relâmpagos em vários bairros e um comício maior em Santo André, documentado pelo News Seller e fotografado a pedido do Sr. Manoel Simões, que mantinha o Serviço de Alto-Falantes Tupy.

O comício em Santo André foi em 7 de setembro de 1962. A foto deste dia é bem interessante. Vejam a propaganda política na parede do estabelecimento ao lado, com os nomes de Fioravante Zampol e Lauro Gomes de Almeida, que semeavam dobradinha para concorrer à Prefeitura de André no ano seguinte.

O curioso é que Lauro Gomes exercia o seu segundo mandato como prefeito de São Bernardo e, com mais de um ano de antecedência, fora convencido a aventurar-se na vizinha Santo André na mesma função pública de prefeito.

De fato, em 1963, Lauro sairia candidato a prefeito de Santo André, ganhando as eleições e assumindo em 1964, para morrer no posto alguns meses depois.

Já Fioravante Zampol ganhou como vice-prefeito. Fazia, de fato, dobradinha com o amigo Lauro Gomes, mas naquele tempo o vice tinha também de conseguir votos em seu nome – diferentemente de hoje, quando se vota na chapa.

Como vice-prefeito eleito e empossado, Zampol assume com a morte de Lauro e inicia grandes obras viárias e cívicas, que levariam o Estadão a chamar Santo André de “A Brasília do ABC”, em matéria de página inteira assinada pelo jornalista José Marqueiz (ex-Diário) e descoberta pela pesquisadora Claudia Ferreira.

São flashes da política do Grande ABC em episódios estaduais e nacionais. Como o foi o comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, com a participação de João Goulart – que em seguida seria destituído pelo golpe militar.

AMANHÃ
O Grande ABC no comício da Central do Brasil.

Um dirigível no Centro de São Caetano

Folheamos os álbuns fotográficos históricos de Narciso Ferrari. E destacamos esta foto: num dia 28 de julho, a homenagem dos Irmãos Del Rey ao aniversário da cidade de São Caetano.

Irmãos Del Rey são tradicionalíssimos. Revendiam eletrodomésticos. Tinham lojas no Grande ABC. E na sede, Centro de São Caetano, a empresa instalou um observatório astronômico, provavelmente o primeiro da região.

Esta imagem do dirigível, sobre o coreto da Praça Cardeal Arcoverde, onde está a Matriz Sagrada Família, abre a entrevista gravada com Narciso Ferrari, que está à disposição no site do Diário – www.dgabc.com.br . Uma beleza de entrevista, da qual participa a jornalista Paula Fiorotti, editora da revista Raízes, da Fundação Pró-Memória de São Caetano.

'O ecologista'

De noite, pontos luminosos como vaga-lumes desmaiados vagando a escuridão. São barcos de pescadores que trazem pernas-de-moça, robalos, pescadas brancas e camarões médios, que são vendidos no porto à beira do Rio Preto.

Da crônica de Lourenço Diaféria, publicada pelo Diário na sexta-feira, 25 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 25 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6919
Manchete – Câmara de Santo André aprova reajuste de servidores em OTN
Automobilismo – Em 1989, Escort terá motor do Gol.
Homenagem – O presidente da Rhodia, Edson Vaz Musa, é escolhido o presidente emérito de 1988 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC.


Em 25 de novembro de...

1918 – Da redação d’O Município de S. Bernardo: a média diária dos casos novos de Influenza, em toda a região, que na semana transata era de 50, decresceu para 20. Aproxima-se de 6.000 o número de pessoas atingidas pelo mal reinante e de 140 os óbitos. Em tratamento, cerca de 900 pessoas.
Tempo de paz. Do noticiário do Estadão: as questões que deverão ser discutidas na conferência geral da paz.

1948 – Lançada a Folha do Povo, em Santo André, título de um antigo jornal que aqui circulou entre os anos 1920 e 1930.

2013 –
A Diocese de Santo André faz um grande concurso, destinado aos comerciantes do Grande ABC: ‘Monte o Presépio e Revele a Luz do Natal’.

Casa de Cultura e Museu Barão de Mauá inaugura a exposição 200 Anos de Nascimento do Barão de Mauá. Como subtítulo: Influências e Confluências. Curadoria: Cecília Camargo e Luciana Senhorelli.

Hoje

- Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher
- Dia Internacional do Doador de Sangue

Santos do Dia

- Catarina de Alexandria (Egito, 287-305). Padroeira das solteiras e estudantes.
- Jocunda
- Mercúrio

Municípios Brasileiros

Entre as cidades aniversariantes de hoje estão Santana do Cariri, no Ceará; Malhada dos Bois, no Sergipe; Anajás, no Pará; Vera Cruz do Oeste, no Paraná; Campestre, em Alagoas, e São João, em Pernambuco.
Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;