Diarinho Titulo Mão na massa
Brincadeira com geleca

Crianças aprendem como fazer seu próprio slime e se divertem ao colocar a mão na massa

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
25/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Colocar a mão na massa e produzir o próprio brinquedo tem feito do slime sensação entre as crianças. Vídeos no YouTube ensinam diferentes receitas para se chegar na massinha mole capaz de esticar e formar bolhas. Toda a sujeira melequenta faz parte da brincadeira.

“Adoro fazer. Já fiz tantas vezes que hoje já não sigo mais receita. Vou fazendo tudo no olho mesmo. Aprendi a fazer na internet e, de tanto falarmos, a escola começou a pesquisar e a desenvolver a meleca com a gente”, conta Lara Rossi Gambini, 9 anos. “Já fiz em casa, na casa da minha amiga e na escola. É divertido ver os ingredientes formando a geleca. Adoro sentir (a mistura) na minha mão. É geladinho e muito mole”, comenta Manuela Galani Delgado, 6.

Após ter visto diversos vídeos na internet sobre o assunto, Lara Bosisio, 7, conheceu a gosma pessoalmente junto com os amigos. “Quando fiz na escola, peguei na mão e comecei a brincar. Ainda podemos deixá-la bem colorida, personalizada.”

A popularidade da geleca tem agitado tanto os alunos do Colégio Ábaco, em São Bernardo, por exemplo, que virou tema nas aulas de Português, História e Artes. “Cada um sabia de um detalhe e fomos estudando o slime, suas variações e curiosidades”, diz Gustavo Toguchi Rodrigues, 10 anos, revelando que a massinha tem origem inglesa e era conhecida no passado como lama viscosa.

Segundo o menino, o mais legal de colocar a mão na massa é a tentativa e o erro no processo de produção. “Nem sempre dá certo. A cada vez que fazemos, aprendemos alguma coisa. Vamos descobrindo ingredientes diferentes e sabendo a função de cada item da receita. A espuma, por exemplo, não é essencial na receita. Para ‘ativar’ o slime, e dar seu ponto certo, podemos usar outras coisas, como sabão líquido ou em pó, hidratante de mãos e amaciante de roupas. Colocar bolinhas de isopor deixa o ‘apertar’ mais legal.” Se bem armazenado, o item pode durar por meses.

“É só ir acrescentando cola ou sabonete líquido que dá para brincar por muito tempo”, explica Gustavo.
A brincadeira trabalha texturas, formas e cores. Pode não parecer, mas, ao manusear o slime ou qualquer outro tipo de massinha, o indivíduo exercita sua motricidade, ou seja, trabalha músculos e coordenação motora, capacidades que ajudam a escrever melhor, por exemplo. Todo o processo é capaz de ser relaxante, além de alimentar a criatividade de cada um.

Reação química que origina geleca requer atenção e cuidados

Fazer slime é divertido, mas são necessários cuidados para que não haja problemas em relação à saúde, seja por meio de contato ou ingestão do item.

Lavar as mãos após fazer a geleca e não levá-las à boca enquanto brinca é essencial. Olhar o rótulo dos produtos ajuda a verificar ver o que é tóxico (que faz mal a saúde) e o que não é. Até mesmo alguns componentes dos atóxicos causam irritação na pele. Crianças alérgicas, como portadores de rinite, asma e dermatite atópica, precisam ter atenção extra .

Segundo os médicos, tem crescido os casos de dermatite de contato e queimadura química local, por exemplo. Entre os componentes das reações estão fragrâncias e certos conservantes encontrados em colas, corantes e detergentes.

Consultoria de Grazia Cinosi e Thaís Almeida Lima, professoras do Ensino Fundamental 1 e do Integral do Colégio Ábaco, de São Bernardo, e Carolina Contin, dermatologista do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo.

Para fazer seu próprio slime
– Um recipiente limpo e seco;
– Um batedor fuer ou colher grande;
– Uma colher de café;
– Papel ou toalha para forrar a mesa;
– 1 tubo grande de cola líquida (um litro);
– 1 tubo de espuma para barbear
(cerca de duas colheres);
– 1 vidro de água boricada (define a consistência
do slime e, se colocar demais, ficará duro);
– 1 saquinho de bicarbonato de sódio;
– Tubinhos de corantes alimentícios líquidos
(a tonalidade de sua preferência ou várias juntas);
– Glitter/lantejoula/estrelinhas.

(A quantidade depende do quanto de cola for usado)

Em recipiente limpo e seco, adicione quantidade de cola de modo que cubra todo o fundo;
Em seguida, acrescente ao pote um pouco da espuma de barbear e mexa bem;
Use o corante para dar a coloração que desejar. Em média, três gotas são suficientes para a mistura;
A água boricada é o que dá o ‘ponto’ certo da gosma e é preciso adicioná-la aos poucos;
Coloque uma colher de café de bicarbonato na mistura para que o slime fique ‘borrachudo’;
O acréscimo de glitter, lantejoulas e estrelinhas dão personalidade à geleca de maneira especial;
Continue a misturar bem até que o item atinja a consistência que desejar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;