Setecidades Titulo Insegurança
Grande ABC registra 28 furtos de veículos por dia

Dados divulgados pela SSP mostram que no primeiro semestre deste ano foram 5.069 casos na região

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
27/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Levantamento divulgado nesta semana pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo mostra que 5.069 veículos foram levados por criminosos no primeiro semestre deste ano nos sete municípios do Grande ABC. A média é de 28 carros furtados por dia. Ou seja, uma ocorrência a cada hora. 

De janeiro a junho deste ano, o número de furtos na região teve alta de 6,38% em comparação ao mesmo período de 2017, quando foram registrados 4.765 casos (veja arte acima).

Segundo o levantamento, a alta foi impulsionada pelo aumento de casos nos municípios de Santo André e Mauá. As duas cidades foram as únicas da região a não registrar queda do indicador.

A maior alta de ocorrências foi observada em Mauá. Foram 746 casos no primeiro semestre do ano passado, contra 1.038 no mesmo período de 2018, ou seja, aumento de 39,14%. Santo André, por sua vez, teve alta de 7,41% – passou de 2.106 para 2.262.

Conforme mostrado pelo Diário em fevereiro, a alta incidência de roubos e furtos, que é superior à das demais localidades da Região Metropolitana de São Paulo, tem interferido diretamente no aumento do seguro automotivo. 

No Grande ABC, em fevereiro, o serviço ficou 30,11% mais caro do que na Capital (Zona Sul) e no Litoral, sendo que as sete cidades da região têm o valor médio mais elevado em todo o Estado de São Paulo. 

Vale destacar que, em quatro anos, o valor médio do seguro subiu 67,5% no Grande ABC, passando de R$ 2.861 para R$ 4.792. Para comparação, o Diário fez a cotação de um seguro novo para um Renault Sandero 2010, de propriedade de mulher de 35 anos, casada e sem filhos.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

Assim como tem ocorrido desde o ano passado, todos os demais indicadores de violência analisados pelo Diário apresentaram diminuição de casos no primeiro semestre deste ano. Destaque para o número de vítimas de homicídios, que caiu 16,50%. Passou de 103 para 86 casos no período analisado.

O cenário se repete no indicador de roubo em geral, que teve queda de 10,62%. Foram 14.526 casos no primeiro semestre do ano passado, contra 12.984 no mesmo período deste ano.

Por meio de nota, a SSP afirma que a Polícia Civil realizou ao longo dos últimos anos ações em desmanches e comércios de peças automotivas com o objetivo de identificar e prender criminosos e materiais ilícitos.

A corporação aponta que, “graças a este trabalho”, no primeiro semestre deste ano, 5.036 pessoas foram presas e 2.797 veículos, recuperados nas sete cidades.

A Polícia Militar afirma também ter intensificado operações como Madrugada Segura, Força Total e Força Metropolitana Regional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;