Internacional Titulo
Gorbachev propõe rota turística para lembrar a 'Cortina de Ferro'
Da AFP
30/09/2005 | 15:41
Compartilhar notícia


O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev propôs a criação de um caminho turístico de 6.800 quilômetros do Ártico ao Mar Negro, que seguirá o traçado da 'Cortina de Ferro' que dividiu o continente durante a Guerra Fria. A idéia do ex-líder do Kremlin, impulsionada dentro da UE (União Européia) pelo eurodeputado alemão Michael Cramer, consiste em descobrir atrações turísticas nos ex-países comunistas e conservar a memória da 'Cortina de Ferro', que manteve dividido o continente em dois blocos antagônicos entre 1947 e 1989.

O projeto já recebeu o apoio do Parlamento Europeu em um pacote de iniciativas sobre turismo sustentável e deve terminar em um prazo de cinco a 10 anos.

"A Cortina de Ferro dividiu em duas a Europa durante muitos anos. A intenção é que isto nos faça não esquecer do ocorrido", explicou o eurodeputado alemão, lembrando o relatório votado pelo Europarlamento.

Este documento pede aos Estados membros da UE que realizem o projeto para lembrar a construção e queda do Muro de Berlim e para promover a identidade européia. "A intenção é levar a idéia do 'Caminho do Muro de Berlim", acrescentou Cramer, em referência ao percurso de 155 quilômetros para bicicleta e pedestres ao longo da área que servia de divisão entre as Alemanhas Ocidental e Oriental entre 1961 e 1989.

No caso da Cortina de Ferro, o percurso para pedestres e ciclistas seguirá caminhos utilizados por tropas dos países comunistas para vigiar suas fronteiras e cruzará vários locais de alto valor histórico e cultural. Partindo do sul, seguirá pelas praias da Romênia e continuará pelo Danúbio e pela fronteira austro-húngara, onde foi rompido pela primeira vez o alambrado que separava a Europa Ocidental do ex-bloco soviético. Seguindo até o norte, a rota margeará o limite da Áustria com a Eslováquia e República Tcheca, onde passará por Riga, Tallin e São Petersburgo, para chegar finalmente à fronteira entre a Rússia e a Finlândia até o Mar Ártico.

Tanto a 'Rota da Cortina de Ferro' como o 'Caminho do Muro de Berlim' se inspiram em parte na Boston Freedom Trail (Trilha da Liberdade de Boston), que comemora os locais célebres da guerra da independência americana.

Segundo o eurodeputado Cramer, 12 países já deram sinal verde para o financiamento conjunto da idéia: Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Hungria e Grécia.

O Parlamento alemão votou em dezembro passado uma lei para proteger 1.400 quilômetros de fronteiras do país e dedicá-las ao turismo sustentável. A República Tcheca e Áustria já trabalham em seus respectivos parlamentos. "Só para se ter uma idéia, o custo da 'Rota da Cortina de Ferro' será menor do que o preço de um quilômetro do túnel nos Pirineus", concluiu Cramer, sem especificar cifras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;