Política Titulo Avaliação
População dá nota
3,9 para o Trânsito

Moradores respondem pesquisa da USCS e colocam
na última posição as condições de tráfego na região

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
02/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A população do Grande ABC reprova as condições de trânsito encontradas diariamente nas ruas e avenidas das sete cidades. Em pesquisa da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), os moradores deram nota de 0 a 10 para serviços públicos oferecidos na região. O Trânsito ficou com a pior avaliação, ao receber nota 3,9.

O levantamento, feito em agosto de 2011, analisa 17 áreas. Foram consultadas 1.050 pessoas nos sete municípios.

A sondagem é feita desde 2009 no Grande ABC. Portanto, avalia os três primeiros anos do atual mandato dos governantes da região. O Trânsito tinha nota 4,7 há três anos e era o quarto pior setor, na opinião da população - os três últimos colocados no ranking eram Geração de Renda (4,6), Participação Popular (4,6) e Segurança (4,3). Mas caiu 0,8 pontos e foi o mais mal conceituado na pesquisa mais recente.

Significa dizer que, para a sociedade, os investimentos na engenharia de tráfego, mudanças de mão, melhorias na sinalização e na infraestrutura das vias e planejamento para melhoria na mobilidade das pessoas não surtiram efeito. Pelo contrário, pioraram.

Ainda há grandes projetos viários sendo executados pelas prefeituras que ficarão prontos nos próximos meses, como o rebaixamento da Avenida Lions, em São Bernardo. O que pode gerar mudanças positivas e alterar a avaliação por parte da população.

Depois do Trânsito, sobem no pódio dos três piores serviços públicos prestados no Grande ABC Segurança (4,4) e Saúde (4,6). Não foram divulgadas as notas por cidade.

 

MELHORES

As melhores notas concedidas pelos moradores da região são para Abastecimento de Água (7,1), Recolhimento de Esgoto (6,7) e Limpeza de Parques e Praças (6,0). Curiosamente, os dois primeiros são ofertados em algumas cidades pelo governo do Estado, por meio da Sabesp.

Há outro dado que pode confortar os atuais administradores públicos. Dos 17 setores avaliados na pesquisa da USCS, dez tiveram aumento da nota de 2009 para 2011. Destaque para Coleta Seletiva, que subiu de 5,0 para 5,7. Cinco itens apresentaram queda na avaliação e dois estagnaram.

 

DEZ ANOS

Levando-se em consideração apenas os números de Santo André, São Bernardo e São Caetano, o levantamento da universidade analisa os serviços públicos nos últimos dez anos. Nesse prospecto mais ampliado, o Trânsito também é o pior avaliado, com nota 3,7. De fevereiro de 2002, quando fora feita a primeira sondagem, a agosto de 2011, a mais recente, o setor perdeu 1,5 ponto no conceito do cidadão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;