Economia Titulo
Petrobras reduz em 5,8% o preço do querosene de aviação
21/05/2005 | 09:39
Compartilhar notícia


A Petrobras diminuiu, pela terceira vez consecutiva, os preços do querosene de aviação. A redução foi de 5,8%, a partir do último dia 16. No ano, contudo, o combustível ainda acumula alta em torno de 9% sobre o ano passado.

Desde a segunda quinzena de abril, os preços já caíram em torno de 15%. Apesar do recuo, não há expectativa de reduções de preço das passagens nesta proporção. “Já há uma guerra de tarifas”, disse o presidente do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), Geoge Ermakoff.

O representante das empresas disse que cada empresa tem estratégia comercial diferente e citou que não houve aumento automático de passagens quando o combustível subiu. As empresas também indicam que o combustível, que é ajustado quinzenalmente pela Petrobras, continua com variação positiva no ano.

Na primeira quinzena de abril, o Snea e entidades ligadas a ele divulgaram carta aberta ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamando que os reajustes do querosene estavam sendo mais altos e freqentes do que de outros derivados do petróleo.

“Para se ter uma idéia do peso dessa discriminação, que inviabiliza o planejamento financeiro de qualquer empresa que opere aeronaves no Brasil, basta dizer que de janeiro de 1999 a fevereiro de 2005, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o querosene de aviação foi majorado em 896,9%, enquanto derivados como a gasolina automotiva subiam 267% e o diesel 426,8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;