Economia Titulo
Amigo-secreto impulsiona varejistas
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
13/12/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


A confraternização típica de fim ano movimenta os bares da região. Estabelecimentos comerciais registram alta de até 30% no número de reservas para a entrega do presente de amigo-secreto.

O Bar Central, em São Bernardo, que normalmente recebe cerca de 600 clientes aos sábados, registra aumento de 30% de fluxo de pessoas no mês de dezembro. "Muitas turmas escolhem o bar para a entrega do presente. Nosso faturamento também cresce cerca de 30% no mês", comenta o gerente João Batista de Oliveira.

Segundo ele, o bar não precisa sequer fazer promoções para atrair os clientes. "A demanda nessa época é tão grande que as reservas aumentam muito, independentemente de benefícios. Nosso público só quer um ambiente agradável para a troca de presentes, com bom atendimento", enfatiza.

Além dos bares, lojistas também apostam alto na troca de presentes e criam promoções especiais. Especializada em artigos de decoração, a Imaginarium aposta nos vale-presentes como opção na hora de presentear o amigo-secreto.

"Os vales-presente são, sem dúvida, um forte apoio para nossas vendas nesta época do ano. Além disso, como o movimento é maior e fica inclusive mais difícil escolher uma das centenas de opções da loja, os clientes optam por levar o vale para o presenteado voltar e escolher com mais calma", explica Daniela Montoan Domingues, gerente da loja no Shopping ABC, em Santo André. Os clientes podem escolher vales de R$ 40, R$ 60 ou até R$ 80, com prazo de até dois meses para troca pelo presente.

Observando o potencial do ‘mercado do amigo-secreto', Marcelo Albieri criou o site www.amigosecreto.com.br. "Notei que a maioria das pessoas fazem a brincadeira no fim do ano e não havia nenhuma ferramenta na internet para ajudar no processo de sorteio", explica o proprietário, que também é dono do site curriculum.com.br.

No domínio, os interessados se cadastram e o próprio sistema realiza o sorteio, sem que haja possibilidade de engano. Além disso, o site também permite o envio de bilhetes anônimos aos participantes, o que torna a brincadeira mais atrativa. De acordo com Albieri, o portal começou com 40 mil participantes em 2002. "Este ano temos 431 mil e até o fim do mês devemos alcançar 570 mil inscritos em 50 mil grupos de amigos para participar da brincadeira", explica.

Segundo Albieri, o site que só funciona nos últimos dois meses do ano é lucrativo. "Toda nossa renda vem da publicidade no portal, uma vez que os inscritos também podem comprar os presentes on-line."

Desde que foi criado, o site já teve 40 milhões de visitas. "O melhor é que não tenho custo com isso, uma vez elaborado o sistema de sorteio, vamos melhorando o processo a cada ano", finaliza o proprietário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;