Economia Titulo
BC da Austrália segue otimista com crescimento no país, mostra ata
20/06/2017 | 05:01
Compartilhar notícia


O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) permanece confiante de que o crescimento da economia local irá acelerar nos próximos anos, dando pouca importância ao resultado fraco do primeiro trimestre, quando a economia cresceu no ritmo mais lento desde 2009.

A ata da reunião de política monetária de 6 de junho do RBA, quando os juros foram mantidos na mínima recorde de 1,5%, mostra que o conselho esperava que os dados mostrassem desaceleração econômica nos primeiros três meses do ano. A economia australiana cresceu 1,7% no primeiro trimestre na comparação anual. Alguns atribuíram a fraqueza em parte ao ciclone que atingiu Queensland e prejudicou as exportações de carvão. Além disso, houve muitas chuvas em algumas regiões do país.

A ata mostra que o foco da instituição nos próximos meses estará nas tendências para o emprego e o mercado imobiliário. A taxa de desemprego no país recuou à mínima em quatro anos e o crescimento forte nos preços das casas tem dado sinais de desaceleração em alguns mercados. "O conselho continua a avaliar os acontecimentos nos mercados de trabalho e imobiliário como dignos de monitoramento cuidadoso", diz o documento.

O RBA teme que o crescimento nos salários fique estagnado, impedindo a alta da inflação e exacerbando os problemas de alto endividamento dos consumidores. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;