Memória Titulo
Eles fazem parte da Turma de Rudge Ramos

Vertematti, Clovis Lemos Soares Sobrinho, José Carlos Abi Faraj (o Zé do Abi) e Jurandir Fontolan (o Jurinha) aniversariam em junho

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Os registros de Memória apontam quatro nomes de Rudge Ramos que aniversariam em junho: Eduardo Vertematti, Clovis Lemos Soares Sobrinho, José Carlos Abi Faraj (o Zé do Abi) e Jurandir Fontolan (o Jurinha). Eles integram a Turma do Rudge, em São Bernardo, que se reúnem anualmente para relembrar histórias do bairro.

- Eduardo Vertematti nasceu em São Bernardo, em 1º de junho de 1934. Aos 2 anos, em 1936, sua família mudou para o então bairro dos Meninos. Criou raízes. Eduardo é comerciante.

- Clovis Lemos Soares Sobrinho também nasceu em 1º de junho, só que em 1945.
- José Carlos Abi Faraj (Zé do Abi) nasceu em Natal (RN), em 6 de junho de 1945. Sua família chegou ao Rudge Ramos em 1951. Zé do Abi estudou, tornou-se administrador (hoje aposentado), mas continua na ativa, como supervisor de Esportes da Prefeitura de São Paulo, no bairro do Jabaquara.

- Jurandir Fontolan (Jurinha) nasceu em São Caetano em 17 de junho de 1947. Desde 1949 vive em Rudge Ramos. Seu avô, João Alves, abriu ruas no bairro e hoje é nome de rua numa travessa da Rua dos Vianas. Jurinha é dono de posto de gasolina.

Jurandir e amigos lembram de Tibúrcio, recentemente falecido. Residia na Rua do Sacramento. De origem indígena, tinha história no bairro e integrava a Turma do Rudge.

NAS ONDAS DO RÁDIO

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Clarinetista Artie Shaw e banda, mais os cantores Johnny Mathis e Julie London. Amanhã: os conjuntos vocais The Ink Spots, Supersax and L.A. Voices, Singers Unlimited e Manhattan Transfer. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida. Coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Uma entrevista com o campeão brasileiro de boxe, Éder Jofre. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Festas juninas pelo Brasil (parte 1). Por causa da Copa, edição única e resumida: amanhã, das 6h às 6h30.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Músicas dos anos 1960 a 1980. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Histórias de Ribeirão Pires mescladas com música da velha guarda. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto, com participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

Crônica do Zizá

Rua dos Piagentini
Texto: Eliziário Firmo de Lima

Na Rua Coronel Oliveira Lima, esquina da Rua Elisa Flaquer, à direita, era o armazém e residência do Sr. Piagentini. A rua poderia ter uns 30 metros e dali em diante era um matagal em direção à atual Avenida Portugal. Só existiam trilhas.

SANTOS DO DIA

Gervásio, Juliana Falconieri e Romualdo. Na estampa, o Sagrado Coração de Jesus.

Crédito da estampa: Acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.


DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 19 de junho de 1980

Manchete - Governo determina novas medidas para conter a inflação: corte nos investimentos das empresas estatais; proibir a contratação de pessoal nas estatais; corte adicional nas importações do setor público

Mauá - Apae luta por uma sede própria.

São Caetano - Falta de água é uma constante na Rua Ivaí, bairro Santa Maria.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Roberto Campos (embaixador) fala, mas com diplomacia.

Música - Projeto Pixinguinha começa em São Bernardo com Dona Yvone Lara, Leci Brandão e Gisa Nogueira.

Humor - Dercy Beaucoup estreia hoje em Santo André.

Cinema/análise (Heitor Capuzzo) - Ciclo 30 anos do cinema russo em cartaz no Sesc.

EM 19 DE JUNHO DE...

1898 - Fundada a Sociedade Italiana de São Bernardo.

1962 - Criada a Fundação Santo André (FSA).

Trabalhadores
Nasce em 19 de junho:

1923 - Francisco Martines Campano. Natural de Armajem, Espanha. Sócio nº 1283 do Sindicato dos Químicos do ABC. Tintureiro da Companhia Industrial Zarzur. Residência: Rua Boa Vista, 160.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

MUNICÍPIO PAULISTA

Ribeirão Preto. Fundado oficialmente em 19 de junho de 1856. Elevado a município em 1871, quando se separa de São Simão. Já se chamou Vila de São Sebastião, Vila de Entre Rios e Vila de Ribeirão Preto. Hoje é considerada a capital do agronegócio.

HOJE

Dia Nacional do Cinema, Dia do Profissional de Marketing e Dia do Vigilante.

FALECIMENTOS

MARIA ALEIXO RODRIGUES (Ouro Fino, MG, 16-10-1917 - Santo André 10-1-2010)

Maria Aleixo e Honório casaram-se jovens em sua cidade natal. Estavam com 21 anos de idade. Apoiaram-se sempre mutuamente, ela cuidando do lar, ele desenvolvendo carreira de bancário e chegando a gerente do Banco Nacional de Minas Gerais. Em 1960 o casal dá salto importante ao mudar para Santo André.

Aqui, Honório monta um escritório de contabilidade ao qual dá o nome de Carlos Gomes, em alusão ao cinema do mesmo nome, verdadeiro cartão de visita da cidade à época. O escritório teve vários endereços: Rua Coronel Oliveira Lima, Rua Senador Flaquer e Rua Onze de Junho, onde permanece. E sempre manteve o nome Carlos Gomes.

Honório continuou os estudos. Aos 52 anos formou-se advogado e exerceu a profissão até os 85 anos. Lecionou Contabilidade na Escola Técnica Senador Flaquer.

Candidatou-se a vereador, ficando na suplência do seu partido, o PTB. Gostava de ler e escrever. Foi poeta e orador fluente. Em casa, um pai amoroso, amigo dos filhos, carinhoso e sempre presente e de um caráter indelével.

Amava Santo André. Dizia sempre: "Essa terra é abençoada". E foi muito difícil suportar a partida da mulher, que faleceu aos 92 anos. Honório Silva Rodrigues partiu pouco mais de quatro meses depois, aos 93 anos. Deixa os filhos José Antonio, Carlos Aparecido, Maria de Lourdes e Marco Antonio, além de nove netos e duas bisnetas. O escritório que criou permanece na ativa, sob a administração familiar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;