Cometas trouxeram vida à Terra, dizem cientistas
Da AFP
17/06/2004 | 11:50

Cientistas alemães descobriram novos indícios de que um cometa pode ter trazido vida para a Terra, ao portar em suas partículas coenzimas similares às do tipo "PQQ", que são parte importante na cadeia para a formação de seres vivos. A informação foi dada por um pesquisador do Instituto Max Planck de Katlenburg-Lindau (centro).

Os cientistas descobriram no espaço, pela sonda americana "Stardust", moléculas que constituem uma das premissas para a produção de material hereditário. "Pela primeira vez constatou-se, ao analisar poeira cósmica, a presença de coenzimas similares às do tipo PQQ", disse Jochen Kissel, cientista do Instituto Max Planck de Aeronomia.

"As coenzimas do tipo 'PQQ' se encontram em todos os seres vivos, exceto nas arqueobactérias (encontradas em águas muito salgadas ou em ambientes de temperaturas acima dos 70ºC)", destacou Kissel.

Até agora, os cientistas não puderam explicar como estas substâncias chegaram antes da formação da vida na Terra. Segundo a nova explicação, assim como muitas outras moléculas, as coenzimas chegaram ao planeta no passado pela poeira cósmica trazida por cometas.

Estas moléculas criaram os primeiros materiais genéticos através de combinações de nitrogênio e dióxido de carbono.