Economia Titulo
Produção de etanol poderá ser maior que a esperada
Por
09/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Centro-Sul brasileiro poderá produzir mais etanol que o estimado inicialmente para a safra 2010/11, de acordo com o economista Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria, especializada no setor sucroalcooleiro. Nastari deverá rever sua estimativa de produção, atualmente em 27,58 bilhões de litros, ainda este mês.

Segundo ele, dois fatores estão contribuindo para um possível crescimento na produção de etanol no Brasil. O primeiro deles seria a necessidade de abastecimento de etanol na região Nordeste do Brasil, prevista para atingir seu pico entre maio e outubro.

O outro fator é o crescimento da produção mundial de açúcar em patamar acima do esperado inicialmente, o que deve reduzir os preços internacionais da commodity, tirar a competitividade do produto e reduzir as exportações brasileiras. "Este ano, mais do que qualquer outro, o País surpreenderá e não terá a produção de açúcar que se espera", disse.

"Além disso, a indústria brasileira está cada vez mais heterogênea e Estados como Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo irão abastecer o Nordeste e não competirão com o Centro-Sul."

Com a nova estimativa, deve ser alterado também o fluxo do destino da matéria-prima a ser utilizado pelas usina atualmente em 58% para o etanol e 42% para o açúcar na safra 2010/11.

Nastari estima a produção de açúcar do Centro-Sul em 32,6 milhões de toneladas e a moagem de cana em 590 milhões de toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;