Internacional Titulo
Igualdade de armas entre Rússia e EUA garantiria segurança
Da AFP
12/01/2003 | 17:40
Compartilhar notícia


A atual equivalência dos arsenais nucleares russo e americano é uma garantia de segurança para o mundo, afirmou neste domingo o ministro russo da Defesa, Serguei Ivanov.

"A igualdade do potencial nuclear continua sendo hoje uma garantia para o mundo inteiro contra uma guerra nuclear", declarou o ministro, ao celebrar os 100 anos do nascimento do pai da bomba nuclear soviética, o cientista Igor Kurchatov.

Rússia e Estados Unidos concluíram em maio passado um tratado de desarmamento que prevê reduzir até 2012 seus respectivos arsenais para entre 1,7 mil e 2,2 mil ogivas, contra as seis mil que ambos possuem atualmente.

Ivanov lembrou que Igor Kurchatov era o responsável pelo programa nuclear soviético e que a "preservação e o desenvolvimento desse programa era, é e será uma das prioridades da política de defesa da Rússia".

A União Soviética fez seu primeiro teste com bomba atômica em 1949 e seu primeiro teste com bomba termonuclear em 1953.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;