Setecidades Titulo
Crianças de 4 anos ficam fora da escola
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
23/10/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Conseguir vagas em creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de Santo André continua a ser uma tarefa quase impossível. Ontem, o Diário ligou para 31 Emeiefs da cidade e conseguiu vaga em apenas oito delas para uma criança de 4 anos.

A maior parte não atende menores de 5 anos. É o caso das escolas Vinícuis de Moraes, no Camilópolis, Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, Jardim Marek, Sylvia Orthof, Jardim Teles de Menezes, e Jardim Guarará, no bairro de mesmo nome.

Nas salas que restam, a fila de espera para uma vaga varia de oito alunos, como acontece na Tarsila do Amaral, em Bangu, a 50, na Drummond de Andrade, no bairro Silveira.

A Prefeitura diz que a prioridade para a formação de classes é para crianças de 6 anos e depois as de 5. Como a demanda nessas duas faixas etárias é muito grande, não há estrutura física nas Emeiefs para os alunos que completarão 4 anos ou menos. Nesses casos, as crianças são encaminhadas para uma creche municipal ou para o Projeto Sementinha, em que alguns educadores cedem a casa para cuidar dos alunos entre 2 e 5 anos.

SEM VAGAS

A auxiliar de enfermagem Gisela dos Santos Santana, 33 anos, tenta há dois anos colocar o filho de 3 em uma creche ou Emeief da Vila Suíça.

“Dizem sempre que meu nome estará em uma fila de espera, mas nunca chamam”, contou. O Projeto Sementinha ela desconhece. Para poder trabalhar, precisou pagar uma creche particular.

O Conselho Tutelar da cidade encaminha as mães como Gisela para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), onde receberão instruções para entrar com uma ação judicial e conseguir o direito de colocar o filho em uma escola pública.

A fila de crianças que aguardam por vagas hoje é de 1.600. Em 1998, este número chegava a 8.000, segundo a Secretaria de Educação.

A Prefeitura promete até o fim do ano construir duas Emeiefs, cinco creches e dois Cesas (Centro Educacional de Santo André) para acabar com a falta de vagas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;