Esportes Titulo
Secretário garante Fielzão e quer futebol da Olimpíada
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
24/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Recluso em espaçoso gabinete no quarto andar de octogenário prédio da região central de São Paulo, Jorge Pagura, novo secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, arquiteta planos que podem não só confirmar o estádio do Corinthians como sede paulista da Copa de 2014, como também trazer o torneio de futebol da Olimpíada de 2016 para os gramados paulistanos.

Neurocirugião do Hospital Mário Covas e professor da Faculdade de Medicina do ABC, o médico revela que as metas foram encomendadas pelo governador Geraldo Alckmin. "Ele pediu o máximo de São Paulo na Copa e na Olimpíada. Faremos o que for possível para aumentar a participação do Estado pleiteando receber o International Broadcast Center (centro de imprensa) e o Congresso da Fifa", revela.

O secretário mostra confiança quando o assunto é o estádio de São Paulo. "O Fielzão é a nossa única realidade. Não temos plano B. Estivemos com os envolvidos no projeto pedindo que cumpram os prazos. Esperamos que o Corinthians apresente garantias financeiras até o fim deste mês."

A chance de receber os jogos do futebol da Olimpíada é consequência pelas melhorias nas arenas paulistas. "Geralmente o futebol é disputado fora da cidade-sede e São Paulo terá os melhores campos. É algo que estamos pleiteando", ressalta.

Além do futebol, Pagura promete usar o esporte como meio de prevenção de doenças e incentivar a prática das modalidades nas escolas. "Temos que qualificar o profissional de Educação Física para que ele identifique talentos e inclua o jovem no esporte". explica.

Outro projeto do novo secretário são as Cidades Olímpicas. "Quero mapear os principais municípios e saber o que eles oferecem para que possamos planejar a realização de torneios internacionais por todas as regiões. O Grande ABC sempre foi fonte de revelações de atletas e está incluído em nossos planos", garante.

Para não ficar apenas nas promessas, Pagura estabelece datas para colocar em prática sua ações. "Em três meses, vamos inaugurar parcialmente, os dois ginásios, o campo de futebol e a pista de atletismo do Centro Olímpico do Ibirapuera. Logo depois faremos o parque aquático de modo que São Paulo possa receber grandes competições internacionais. Isso gera emprego e receita. Vamos realizar o Meeting de Atletismo e o Mundial de Natação aqui", finaliza.

 

Medicina e secretaria dividem rotina

 

Quatro horas por dia de sono são mais do que suficientes para que Jorge Pagura recarregue suas baterias. O paulistano de 62 anos tem cotidiano pra lá de agitado e garante que os compromissos profissionais não pesam no bom humor.

"Estou acostumado. Vou dividir meu tempo com a secretaria (de Esporte, Lazer e Juventude), as aulas na Faculdade de Medicina do ABC que darei a cada 15 dias e as cirurgias mais complexas que estão agendadas no Hospital Mário Covas. Com tudo isso não dá tempo de dormir", brinca.

Mesmo com a agenda cheia, Pagura faz questão de ressaltar que a prioridade é a secretaria. "Dei minha palavra ao governador (Geraldo Alckmin) e vou fazer o possível pela evolução do esporte no Estado. Essa é hoje minha principal atribuição", explica.

Se não bastasse a correria no tempo livre, Pagura toca bateria na banda Baobás. "Ensaiamos duas horas às segundas-feiras. A banda existe há muito tempo, é um hobby que tenho. Temos alguns shows agendados. Faço isso com prazer", garante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;