Internacional Titulo
Conselho Europeu condena execução do ex-vice iraquiano
Da AFP
20/03/2007 | 11:01
Compartilhar notícia


O Conselho Europeu condenou nesta terça-feira a execução em Bagdá do ex-vice-presidente iraquiano Taha Yasin Ramadan por considerá-la "desumana".

"No contexto do banho de sangue diário nas ruas de Bagdá, as autoridades deveriam concentrar seus esforços na detenção dos criminosos que ainda estão em liberdade, ao invés de executar os que estão presos", considerou o secretário-geral do Conselho Europeu, Terry Davis, em um comunicado publicado em Estrasburgo (França).

"As execuções no Iraque não estão apenas manchadas por episódios de descontrole, pior, continuam sendo desumanas", considerou a autoridade européia. Davis se refere aos desdobramentos e incidentes que marcaram o enforcamento de Saddam Hussein, insultado antes de sua execução, que também foi gravada clandestinamente e em seguida divulgada na internet, e à execução de Barzan al-Tikriti, que foi decapitado.

Taha Yasin Ramadan, colaborador de Saddam Hussein condenado à morte pela execução de 148 xiitas nos anos 80, foi enforcado nesta terça-feira antes do amanhecer do dia do quarto aniversário da invasão americana do Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;