Internacional Titulo
Panda gigante nasce por inseminação artificial em Atlanta
Da AFP
07/09/2006 | 16:50
Compartilhar notícia


O Zoológico de Atlanta (sudeste dos EUA) tem desde quarta-feira um novo integrante, depois que "Lun Lun", uma panda gigante de oito anos, deu à luz após ser inseminada artificialmente em março, revelou a instituição.

Os encarregados do zoológico ainda mantêm "Lun Lun" sob observação diante da possibilidade de nascimento de um gêmeo nesta quinta-feira, como costuma ocorrer com metade das pandas gigantes grávidas.

O filhote, do tamanho de uma mão humana, está sob os cuidados da mãe, que foi submetida à inseminação artificial porque o pai da cria, "Yan Yang", não lhe deu atenção durante o período do cio. No ano passado, os funcionários do zôo fizeram três tentativas frustradas para que "Lun Lun" e "Yan Yang" acasalassem.

"Estamos em êxtase", declarou em um comunicado o diretor do zoológico, Dennis Kelly. "Este é um momento de orgulho para toda Atlanta". O nascimento "aumenta a população desta espécie em risco e fornece informação valiosa para pesquisas", acrescentou Kelly.

O filhote é o quinto panda gigante nascido nos Estados Unidos desde 1990 e o terceiro desde o ano passado. Ele será exibido no zoológico no fim de 2006 ou início de 2007. Ainda não tem nome e será batizado, segundo os encarregados do zoológico, "aproximadamente em 100 dias, (segundo) uma tradição chinesa". Além do ZooAtlanta, outros três zoológicos americanos têm pandas gigantes: o de Washington DC, o de San Diego (Califórnia, oeste) e o de Memphis (Tennessee, sul).

Restam apenas 1,6 mil pandas silvestres em seu hábitat natural nas montanhas das províncias chinesas de Sichuan, Gansu (noroeste) e Shaanxi (norte). Um total de 185 destes animais vive em cativeiro. Todos os pandas americanos e suas crias são cedidos temporariamente aos zoológicos pelo governo chinês e devem ser devolvidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;