Política Titulo Consórcio
Prefeitos oficializarão em janeiro assento do Estado no Consórcio

Tratativas com gestão Alckmin foram encaminhadas
para que o posto seja ocupado por Edmur Mesquita

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
12/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Subsecretário de Assuntos Metropolitanos do governo Geraldo Alckmin (PSDB), Edmur Mesquita (PSDB) será oficializado já em janeiro como representante do Estado no Consórcio Intermunicipal. Favoráveis à proposta, os prefeitos eleitos da região finalizaram tratativas nos últimos dias com a cúpula estadual, cujo objetivo imediato é tirar do papel projetos discutidos em âmbito regional.

Desde sua fundação em 1990, o Consórcio somente abriga as sete prefeituras do Grande ABC, em iniciativa idealizada pelo então prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT, morto em 2002). Há o conselho consultivo do órgão, formado por sindicatos, setores industrial, comercial, educacional e de serviços, além da sociedade civil organizada. Esse bloco, no entanto, não tem poder de decisão de rumos regionais.

Edmur Mesquita é um dos fundadores do PSDB na Baixada Santista, tendo presidido o diretório de Santos. Também na cidade do Litoral, exerceu três mandatos de vereador e foi eleito deputado estadual em 1998. Passou pelos cargos de assessor especial dos governadores José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin.

No início do mês passado, os chefes dos Executivos eleitos alinharam discurso defendendo a entrada oficial de um representante do governo Estado. Há duas semanas, em agenda com Alckmin, formalizaram o convite. O nome de Edmur Mesquita foi destacado de imediato, por causa de ele comandar Pasta alinhada a demandas da Região Metropolitana do Estado.

O espaço do governo do Estado no Consórcio foi ensaiado algumas vezes, sendo colocado em discussão há quatro anos. A proposta, no entanto, não avançou. O prefeito de São Bernardo e presidente por três anos da entidade, Luiz Marinho (PT), declarou não ver necessidade da abertura porque a gestão estadual não dava andamento aos pedidos.

Para se autorizar a criação do assento ao Estado, projetos de lei precisarão ser enviados às Câmaras com pedido de aval à medida, conforme o artigo 20º do estatuto da entidade regional.

O sucessor de Marinho em São Bernardo a partir de 1º de janeiro, o prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), foi um dos líderes da discussão, articulando com os demais chefes dos Executivo da região para a importância de uma cadeira ao Estado. O argumento do tucano é que com parceria mais estreita os projetos serão mais rápidos e efetivos.

Edmur Mesquita não retornou aos contatos da equipe do Diário. Além de subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita integra a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). A estatal abrigava até a eleição o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (ex-PSDB), hoje desafeto de Morando.

UNIÃO
Dentro da futura formatação do Consórcio Intermunicipal há quem defenda a criação de um gabinete da entidade regional em Brasília, com objetivo de buscar recursos federais para as sete cidades. Essa ideia também havia entrado na pauta há quatro anos, mas Marinho decidiu ele mesmo ser o articulador de projetos junto à União.

Nesta legislatura, avançaram principalmente as discussões em torno de obras de Mobilidade Urbana. Uma delas, inclusive, saiu do papel: o corredor de ônibus em Rio Grande da Serra. Entretanto, há muitas obras que seguem apenas na promessa. Em 2013, a então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), prometeu investir R$ 2,1 bilhões no Grande ABC. Essa afirmação nunca se concretizou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;