Esportes Titulo
Mano aponta mais erros que virtudes
Por Das Agências
08/07/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Não é comum técnicos apontarem mais erros que virtudes no próprio time. Mano Menezes fugiu à regra e listou uma série de problemas na seleção no jogo de estreia na Copa América (0 a 0 com a Venezuela).

Na antevéspera da partida contra o Paraguai, amanhã, em Córdoba, o treinador deixou claro que não está distante da realidade e disse que o trabalho dos últimos dias ficou centrado em várias correções.

Mano apontou seis falhas coletivas, técnicas ou táticas que tiveram influência direta no fiasco do Brasil logo na primeira rodada da Copa América. Entre as quais, a lentidão no meio de campo, falta de tranquilidade e de objetividade nas finalizações e a ocupação das laterais para "jogadas óbvias".

Após três dias de treinos em Campana, que se seguiram ao empate com a Venezuela, o treinadro brasileiro acredita que o rendimento do time contra o Paraguai será bem superior. Isso, na avaliação dele, também está associado ao tradicional esquema de jogo dos rivais - que buscam a vitória com ímpeto o tempo todo.

Durante entrevista no centro de convenções do Hotel Sofitel, local da concentração da equipe na Argentina, ontem, Mano deu sinais de irritação com algumas perguntas.

Quando indagado sobre a possibilidade de elaborar outra lista, com os aspectos positivos que observara na seleção na estreia, foi econômico nas palavras e disse que gostou dos 30 minutos iniciais, período em que "o Brasil pressionou o adversário e criou várias chances de gol".

Pouco antes, o técnico se enganou ao falar sobre a tolerância que se deve ter com resultados que não condizem com a história do futebol brasileiro. "Meu limite é o mesmo dos outros técnicos. Os últimos estrearam na Copa America com empate e derrota".

Na verdade, o primeiro jogo do Brasil na edição do torneio de 2004, no Peru, terminou com vitória do time dirigido por Carlos Alberto Parreira (1 a 0) sobre o Chile. Já em 2007, com Dunga, a Seleção começou a Copa América disputada na Venezuela com derrota por 2 a 0 para o México.

O técnico voltou a defender o processo de renovação da equipe, iniciado após o Mundial da África do Sul, e disse que a torcida precisa ter paciência.

Júlio César da susto no treino de ontem

O goleiro Julio Cesar deu um susto ontem no treino da tarde. O titular da camisa um deixou a atividade mais cedo que os outros atletas, se queixando de dores musculares. O arqueiro participou da primeira parte do treinamento junto com os outros goleiros, Victor e Jefferson. Mas antes que os jogadores começassem a fazer o treino de finalização, em que os três se revezam, ele foi para uma das vans que faz o transporte do campo para o hotel e não voltou.

No entanto, segundo o departamento médico da Seleção, ele não será problema para o jogo contra o Paraguai, amanhã. A saída de Julio Cesar foi apenas para poupá-lo. Mas se, por acaso, o camisa um não puder jogar, Victor e Jefferson têm demonstrado nos treinamentos que estão preparados para entrar. No exercício de finalização, a dupla dificultou bastante para os jogadores de linha.

Neymar, por exemplo, não marcou nenhum gol durante a atividade em que os atacantes tinham de aproveitar os cruzamentos e finalizar. O menino do Santos anotou duas vezes, mas só quando o treino passou a ser de chute direto para o gol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;