Cultura & Lazer Titulo
Nobel de Literatura diz que globalização é totalitarismo
Das Agências
10/01/2001 | 15:17
Compartilhar notícia


O prêmio Nobel de literatura-1998, o português José Saramago, disse nesta quarta em Madri que está convencido de que a 'globalização econômica representa uma nova forma de autoritarismo'.

Não é precisa usar 'uma camisa azul, marrom ou preta', mas o totalitarismo 'tem muitas caras e a globalização é uma delas', disse Saramago, na apresentação da edição espanhola de seu último romance 'A caverna', publicado pela editora Alfaguara.

A obra trata, realmente, do futuro negro que se apresenta a uma família de ceramistas tradicionais ante um novo centro comercial, que tudo 'engole'.

'Vivemos com medo de perder o emprego e isso condiciona toda a capacidade de intervenção do indivíduo na vida', assegurou o prêmio Nobel.

'Alguém que tem medo de perder o trabalho se autolimita', afirmou Saramago, 78 anos, acrescentando que o trabalho é uma faceta a mais de ser do homem porque 'somos o que somos e somos o que fazemos'.

Segundo o escritor português, a globalização é 'incompatível com os direitos humanos', propiciando um deslocamento do poder da política para a economia.

'Uma economia pode determinar uma política e é isso que está acontecendo', concluiu o autor de 'A nave de pedra' e 'O Evangelho segundo Jesus Cristo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;