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Funicular começa a ser restaurado. Depois...

Por que aquele projeto não teve sequência, com a recuperação de todo o sistema funicular até a raiz da serra? Falta de visão dos gestores desde então

Por Ademir Médici
30/09/2016 | 07:07
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No Dia do Ferroviário de 1986 Paranapiacaba viveu uma jornada feliz e de encantamento: a Rede Ferroviária Federal concluía a primeira parte da revitalização da Vila; inaugurava o Centro de Preservação da História de Paranapiacaba; e entregava à visitação pública, restaurados, os edifícios que compõem o corredor ferroviário e o trecho funicular entre os quinto e quarto patamares.

Por que aquele projeto não teve sequência, com a recuperação de todo o sistema funicular até a raiz da serra? Falta de visão dos gestores desde então.

Lá estava o arquiteto Geraldo Demétrio, da Comissão Pró-Paranapiacaba e que vivia as primeiras semanas numa nova função pública em Santo André, a de coordenador de Planejamento. Tinha visão, o Demétrio. Sabia que Paranapiacaba sem o funicular podia ser tudo, menos uma vila ferroviária com as características do mais puro sotaque inglês.

Observem também o prefeito Newton Brandão e os manda-chuvas da Rede Ferroviária Federal, Osiris Stenghel Guimarães, presidente da Refesa; e Nicácio Marcondes Netto, superintendente regional em São Paulo. Em especial, observem quantas pessoas, numa manhã de terça-feira, dia útil de trabalho.

Escreveu o Diário na cobertura do evento: “(...) o sistema funicular único reativado em todo o mundo”.

Um sistema - repetimos - que pode ser utilizado em Bergamo, na Lombardia, mas numa distância insignificante se comparada com o trecho do funicular original entre Paranapiacaba e Piassaguera.

Bergamo, na linda Itália, faturando alto; nós, aqui no Alto da Serra, investindo em perfumaria quando a saída mais lógica e importante seria reativar todo o funicular, por inteiro, o que renderia divisas e ofereceria uma opção incrível de lazer à população - até italianos de Bergamo viriam conhecer, sem falar nos ingleses que talvez já ouviram falar numa tal de ''São Paulo Pailway'', por eles criada.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 30 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6251
Manchete – Governo investiga desvio de carne
Trágédia – Automóvel cai na Billings: quatro mortes. Em dois dias de buscas, os mergulhadores só conseguiram resgatar uma das vítimas.

Em 30 de dezembro de
1871 – Professor Gabriel Oscar de Azevedo Antunes nasce em Pirassununga. Hoje é nome de escola em Santo André.
1916 – Colônia do Rio Grande, hoje sede do Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, estudava representar ao secretário do Interior contra o fechamento da única escola local.
A guerra. Do noticiário do Estadão: as tentativas alemãs de paz.

1971 – Lançada a pedra fundamental do prédio da Justiça do Trabalho em Santo André: Avenida Ramiro Colleoni, confluência com a Rua Álvares de Azevedo, neste terreno triangular onde funciona hoje o Consórcio Intermunicipal, às margens do Córrego Carapetuba.

Hoje
Dia da Secretária
Dia Nacional do Jornaleiro
Dia do Ferroviário
Dia Internacional da Navegação
Dia Mundial do Tradutor
Nota – O Dia do Ferroviário marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, em 30-9-1957.

Santos do dia
São Jerônimo. Natural da Dalmácia. Doutor da igreja. Um dos mestres da língua latina. Lutou contra as heresias. Defendeu a fé católica. Foi secretário do papa Dâmaso. Recebeu deste o encargo de traduzir para o latim os Livros Sagrados. Faleceu na Palestina no ano 419.
Hoje é também o dia dos santos Simão de Crépu e Gregório, o Iluminador.


Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 30 de setembro:
Em Goiás, Alexânia.
No Mato Grosso do Sul, Camapuã.
Em Minas Gerais, Gurinhatã, São Gotardo e Viçosa.
No Maranhão, Santa Helena.
No Rio Grande do Sul, São Jerônimo.
No Paraná, São Jerônimo da Serra.
 




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