Setecidades Titulo Defesa Civil
São Caetano faz simulação de atendimento

No exercício, equipes de resgate foram acionadas após explosão em empresa petroquímica

Nelson Donato
especial para o Diário
30/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Defesa Civil de São Caetano realizou simulação de atendimento de emergência de grave acidente na Transpetro, no bairro Prosperidade, na manhã de ontem. O objetivo é manter as equipes de resgate treinadas para situações reais. A ação integra o calendário da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Acidentes e Desastres.

O exercício começou às 9h30, após a explosão fictícia, que deixou funcionários feridos, e depois da chegada das primeiras equipes de resgate à empresa. Foi utilizado o método Start (Simples Triagem e Rápido Tratamento), no qual as vítimas são divididas em quatro níveis simbolizados por cores (verde para ferimentos leves, amarelo para moderado, vermelho para graves e preto para indivíduos em óbito). Os casos mais graves foram os primeiros a serem encaminhados ao Hospital de Emergência Albert Sabin.

Depois do atendimento na estatal, as equipes se deslocaram para a Rua Rafael Sampaio Vidal, no bairro Barcelona, onde os moradores inalaram a fumaça tóxica. Nesse ponto, os serviços de urgência realizaram as triagens e prestaram socorro às vítimas. A atividade foi encerrada por volta da 11h30.

Para o coordenador da Defesa Civil de São Caetano, Carlos Eduardo Barbi, a ação teve resultado positivo. “Trabalhamos dentro do nosso limite e não usamos profissionais a mais para maquiar possíveis erros. Usamos todos recursos que teríamos em uma situação real. Só falta melhorar um pouco a comunicação interna das empresas do plano de auxílio mútuo.”

Moradora do bairro, a dona de casa Maria Ivanez Conte, 50 anos, ficou com medo de que algum acidente real tivesse ocorrido, já que não recebeu nenhuma notificação. “Levei um susto quando vi um monte de gente passando mal e um monte de ambulâncias .”

Apesar do ocorrido, ela aprova a iniciativa. “Aqui nós vivemos sob apreensão constante por conta dessa empresa (Transpetro). Temos muito medo de que algo ruim aconteça. Mas depois de hoje (ontem) fiquei mais tranquila.”

A estudante de enfermagem Tainá Barbosa, 21, foi um dos 20 voluntários do Centro Educacional Etip que participaram da experiência. Ela conta que gostou da experiência, mas apontou erros. “Acho que faltou um pouco de agilidade no atendimento.”

Além da Defesa Civil, a ação contou com 25 homens e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro ambulâncias e 15 profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), duas motos do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), dez brigadistas e seis profissionais de saúde da Transpetro. As empresas do plano de auxílio mútuo também participaram. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;