Economia Titulo
Bird recomenda abertura do comércio regional
Por Da AFP
16/11/2004 | 19:50
Compartilhar notícia


Os acordos comerciais regionais, em plena expansão há 20 anos, são bem-vindos, desde que não prejudiquem a abertura dos mercados mundiais, destacou o Bird (Banco Mundial) em um relatório divulgado nesta terça-feira.

O relatório, intitulado ‘Comércio, Regionalismo e Desenvolvimento’, sobre as perspectivas econômicas mundiais para 2005, estuda mais de 200 acordos regionais atualmente em vigor, incluindo o Mercosul, que cobrem mais de um terço do comércio mundial. "Os acordos comerciais regionais oferecem amplos benefícios, com a condição de que não tenham como base um muro protecionista. Devem ser o mais abertos possível", disse François Bourguignon, economista-chefe do Bird.

A médio prazo, o efeito positivo dos acordos regionais, principalmente dos acordos bilaterais de livre comércio Norte-Sul, bem como os acordos preferenciais Sul-Sul, é que eles podem contribuir para a redução da pobreza, com a condição de que os países em desenvolvimento os integrem em uma estratégia de liberalização do comércio em três frentes: unilateral, regional e multilateral", diz o relatório.

De modo geral, as preferências negociadas em certos tipos de acordos bilaterais ou regionais discriminam os países excluídos da negociação, diz o texto, que recomenda "um regionalismo aberto", que não limite os acordos multilaterais. "Além disso, um acordo multilateral é o único modo de abrir os mercados agrícolas e reduzir, inclusive eliminar, os subsídios nos países ricos", sugeriu Bourguignon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;