Nacional Titulo
RS proíbe comércio de transgênicos no estado
Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 15:55
Compartilhar notícia


Notícias de que o ministério da Agricultura vai autorizar nesta segunda a comercializaçao de cinco variedades de soja transgênica levaram o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hoffmann, a anunciar neste domingo que adotará medidas para impedir a presença do produto modificado geneticamente no estado. O secretário afirmou que o governo gaúcho estuda a ``possibilidade de decretaçao de moratória agrícola', o que impedirá a entrada, plantio e comercializaçao de qualquer produto transgênico por cinco anos em território gaúcho.

José Hoffmann retornou neste domingo de uma viagem à Inglaterra e à França, onde participou de encontros com entidades, cooperativas, representaçoes governamentais e ONGs. Ele comprovou que toda a produçao gaúcha de soja natural, de sete milhoes de toneladas, poderia ser absorvida somente em exportaçoes para a França. ``Na Europa nao estao aceitando produtos geneticamente modificados e esse é um grande e novo nicho de mercado para a soja natural', frisou Hoffmann.

José Hoffmann contestou a intençao do ministério da Agricultura de liberar nesta segunda-feira, em Brasília, cinco variedades de soja transgênica produzidas pela empresa Monsanto. ``Se o governo federal nao está preocupado com a saúde das pessoas e com o meio ambiente, pelo menos deveria estar preocupado com o mercado'.

``Vamos destruir todos os plantios de produtos transgênicos que começarem agora', advertiu Hoffman. O governo gaúcho já interditou 79 áreas com testes e experimentos com soja, milho e arroz transgênicos. Desse total, três conseguiram autorizaçao judicial para a continuidade da produçao e colheita. No entanto, o governo conseguiu impedir a comercializaçao, armazenando o produto em locais com segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;