Setecidades Titulo
Diadema: 24º Batalhão chocou o mundo com tortura e morte na Naval
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
06/07/2005 | 08:02
Compartilhar notícia


O 24º Batalhão de Diadema ganhou projeção internacional em março de 1997, quando dez policiais da 2ª Companhia do batalhão foram filmados por um cinegrafista free-lancer torturando civis na entrada da favela Naval, em Diadema. Na ocasião, o conferente Mário José Josino foi assassinado com um tiro. O flagrante ocorreu na madrugada do dia 3 de março daquele ano. Os policiais militares apareceram na imprensa nacional e internacional espancando as vítimas com socos, chutes e palmatórias nas vítimas.

Outros civis também sofreram tentativas de homicídio. Os policias foram expulsos da corporação e condenados por abuso de autoridade, homicídio tentado e consumado. O principal condenado no caso foi o ex-militar Otávio Lourenço Gambra, conhecido como Rambo, que recebeu pena de 65 anos de reclusão.

Rambo foi responsabilizado pelo assassinato de Josino e por mais três tentativas de homicídio de civis na Naval. É o único que ainda cumpre pena em regime fechado. O ex-PM Rogério Neri Bonfim, também condenado no caso e que cumpria pena em liberdade, foi morto a tiros há um ano em Rudge Ramos, São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;