Internacional Titulo
Governo volta a autorizar a presença da Igreja Universal em Zâmbia
Da AFP
19/01/2006 | 12:43
Compartilhar notícia


O governo de Zâmbia voltou a autorizar a Igreja Universal do Reino de Deus, que foi fechada para culto em 2005 por supostas práticas satanistas e sacrifícios humanos.

Um executivo informou a Suprema Corte de Justiça que o fechamento da igreja brasileira não era legal, por isso voltou atrás em sua decisão de proibi-la.

"O advogado geral reconheceu que o governo não seguiu o processo legal necessário para anular a autorização da igreja. O juiz aceitou um acordo amistoso para que a igreja volte a ser registrada novamente", explicou um oficial judicial.

A Igreja apresentou um recurso ante a Suprema Corte de Zâmbia depois que o governo decretou seu fechamento, no início de dezembro, e deu um prazo de sete dias a seus dois líderes brasileiros para que abandonassem o país.

Pouco depois, a Corte autorizou temporariamente as atividades da igreja, à espera do exame do recurso.

Milhares de habitantes atacaram o templo evangélico no final de novembro, em Lusaka, ateando fogo, quebrando vidros e jogando pedras contra os veículos de alguns de seus membros por causa dos rumores de que duas pessoas foram seqüestradas e sacrificadas no templo.

Também se dirigiram ao novo templo da Igreja Universal construído recentemente e que estava a ponto de ser inaugurado.

Proibida em Zâmbia em 1997, a justiça decidiu pouco depois pelo reinício de suas atividades no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;