Setecidades Titulo
Bombeiros darão aulas para estudantes da Medicina ABC
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
17/05/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, fechará acordo nesta quarta com o Corpo de Bombeiros para treinar seus alunos em técnicas de resgate. A parceria prevê que estudantes do quarto ano de Medicina, sempre supervisionados por médicos, atuem em ações de resgate com os Bombeiros. Em contrapartida, os homens do 8ºGB (Grupamento de Bombeiros) de Santo André terão aulas com médicos sobre assuntos teóricos.

A parceria deve ser concretizada a partir do segundo semestre deste ano. Na capital, os bombeiros participam de atividade semelhante com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Nem os médicos vão virar bombeiros e nem os bombeiros vão virar médicos. O que acontecerá é uma parceria para enriquecer o currículo dos alunos com aulas práticas e, em contrapartida, aumentar os conhecimentos dos bombeiros sobre medicina básica", afirma o diretor da faculdade, Luís Henrique Pascoal.

As negociações entre a faculdade e bombeiros ocorrem desde novembro de 2004. Em reunião realizada nesta segunda entre a diretoria da instituição de ensino e o comandante-geral dos Bombeiros do Estado, Jair Paca Lima, um acordo informal teria sido selado. Quarta, ocorrerá a assinatura de um protocolo para oficializar a parceria. "Uma vez firmado o acordo ele, não tem prazo para terminar", adianta o diretor da faculdade de Medicina.

Cerca de 600 alunos terão aulas práticas de técnicas de resgate em ocorrências atendidas pelos bombeiros. "Eles aprenderão como trabalhar em locais altos ou de difícil acesso, atribuições específicas dos bombeiros", explica o tenente-coronel do 8ºGB, Adilson Alves de Morais. Os bombeiros, por sua vez, poderão utilizar equipamentos para treinamento que não são disponibilizados pela corporação. Luís Henrique Pascoal, diretor da faculdade de Medicina, cita um boneco importado, usado no treinamento de resgate, ao qual os bombeiros terão acesso.

Há cinco anos, a faculdade realiza simpósios sobre atendimento de emergência com a presença de homens do 8ºGB. O evento deste ano está marcado para setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;