Turismo Titulo
Serra do Mar: pedaço da mata no quintal
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
23/09/2004 | 09:47
Compartilhar notícia


Para provar que santo de casa também tem seus méritos, o Grande ABC, embora tão próximo da capital, contempla moradores e visitantes com vastos trechos de Mata Atlântica, pertencentes ao Parque Estadual da Serra do Mar. Além de natureza, a área já serviu de trajeto para os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, entre outros grandes personagens da história nacional. Em abril, com a abertura do Caminhos do Mar Pólo Ecoturístico, espaço de propriedade do Emae (Empresa Metropolitana de Água e Energia), parte deste patrimônio regional passou a ser conferida pelo público com a devida infra-estrutura.

Intitulada inicialmente como Estrada da Maioridade – uma alusão à emancipação de D. Pedro II –, a via foi inaugurada em 1844 basicamente para facilitar o tráfego de carroças e diligências entre a cidade de São Paulo e o litoral. A obra de pavimentação em concreto da via – a primeira do gênero no país –, no entanto, só foi concluída em 1925, já com o nome oficial de Caminhos do Mar.

O projeto abrange quatro roteiros, mas atualmente apenas um deles é operado a partir do portal de São Bernardo. Trata-se do Roteiro Histórico 1, que consiste em uma descida a pé de 8 km no período da manhã, com acompanhamento de monitores, passando por monumentos como a Casa de Pedra e o Cruzeiro Quinhentista. O retorno (subida) é feito em microônibus com capacidade para 25 pessoas, sendo que grupos acima de oito visitantes devem pagar taxa de R$ 3 por pessoa – para os demais, o passeio é gratuito.

O projeto também prevê a abertura de um percurso ecológico que inclui trilhas pela Mata Atlântica e na Calçada do Lorena. E a partir do portal em Santos é possível fazer o roteiro Energético, cujo destaque fica por conta da visita à usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, para conferir sua história, funcionamento e instalações.

Fechado em 1994 para evitar a degradação tanto do conjunto de monumentos históricos quanto da própria Mata Atlântica, o parque teve de cumprir uma série de critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que pudesse ser reaberto ao público. Entre as exigências está a limitação no número diário de visitantes, que não deve exceder a quantidade de 100 pessoas de terça a sexta-feira, e de 200 aos sábados, domingos e feriados.

Por isso, é importante que os interessados agendem o passeio previamente – dependendo da data, chega-se a aguardar até dois meses na fila de espera – pelos telefones (0xx13) 3372-3307 ou (0xx13) 3372-4114. O Parque Estadual da Serra do Mar abre ao público de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30.

Paranapiacaba – Outra opção de aliar trilhas pela Mata Atlântica a visitas por monumentos históricos em pleno Grande ABC é a vila de Paranapiacaba, pertencente a Santo André. Tombada como Patrimônio Histórico e Natural pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a vila ferroviária abriga o Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, onde monitores guiam os turistas com segurança, e uma série de construções históricas, como o Museu Funicular, o Centro de Memória da Casa Fox e o conjunto de 350 casas em estilo inglês construídas no fim do século XIX para servir de morada aos funcionários da São Paulo Railway Company, a primeira ferrovia do Estado entre o planalto e o porto de Santos. Até o fim deste ano, também deverá ser concluída a restauração do Castelinho, financiada pelo World Monuments Fund com verba da American Express.

Para garantir acomodação ao número cada vez maior de turistas, Paranapiacaba implementou o sistema Bed and Breakfast (cama e café), por meio do qual os visitantes podem pernoitar em casas de moradores e tomar café da manhã antes de partir. Ao todo, a vila dispõe de 116 leitos divididos entre 14 estabelecimentos de hospedagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;