Setecidades Titulo
Região tem bom desempenho no Enem
Por Juliana Ravelli
Kelly Zucatelli
19/07/2010 | 07:44
Compartilhar notícia


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as médias do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola e município. As três cidades mais ricas economicamente do Grande ABC - Santo André, São Bernardo e São Caetano - apresentaram individualmente resultados superiores ao do Estado de São Paulo. Entretanto, a média geral da região, referente ao Ensino Médio Regular, apenas 3,71 pontos inferior à paulista.

O bom desempenho do Grande ABC nas estatísticas foi alavancado pelo ensino particular. Das dez escolas com melhores avaliações dos estudantes, apenas uma é pública.

O colégio Termomecânica, em São Bernardo, obteve melhor resultado, com média de 672,78; cerca de 75 pontos abaixo da melhor escola do Brasil. Na outra ponta, ficou a EE Professora Maria Carolina Casini Cardim, em Diadema, com 436,76.

O Colégio Vertice, em São Paulo, apresentou a média nacional mais alta, 749,70. Em último lugar ficou a EE Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, com 249,25.

PROVA 2010 - O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes que concluem a escolaridade básica. Em 2009, o exame contou com a participação voluntária de 2.426.432 candidatos no País. No Grande ABC, cerca de 16 mil alunos fizeram a prova.

Neste ano, o Enem acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. Na primeira data serão realizadas as avaliações nas áreas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Depois será a vez das áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física), Matemática, além da elaboração da redação.

Desde o ano passado, o exame é requisito para entrada em universidades federais; algumas instituições privadas também consideram o resultado para admissão de estudantes. Também é preciso fazê-lo para concorrer às bolsas concedidas pelo ProUni.

Pessoas com mais de 18 anos podem utilizar o Enem 2010 para obter certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso, no entanto, é preciso garantir nota superior a 400 pontos em cada uma das quatro áreas e 500 na redação. Mais informações: www.enem.inep.gov.br    

Colégio tem 84% de participação

Dos 158 alunos matriculados no colégio Termomecânica, em São Bernardo - mantido pela Fundação Salvador Arena, formada pelo grupo Termomecânica -, 133 fizeram a prova do Enem 2009. O índice de 84% de participação é excelente se comparado ao de algumas escolas, que, mesmo com centenas de alunos matriculados, poucos aderiram ao exame.

Para um dos coordenadores do colégio, Álvaro Vieira Neto, a explicação sobre o grande interesse dos estudantes na participação do exame é o trabalho de incentivo que a instituição realiza por acreditar que o Enem é a oportunidade para que o aluno possa testar a qualidade de seu conhecimento. "Os jovens fazem questão de participar, pois sabem que é uma ocasião importante que pode levá-los a uma boa universidade, pois os induz a ter amplo e qualificado conhecimento", explicou Neto.

INSCRIÇÃO - O procedimento para ingressar na Termomecânica não baseia-se apenas na realização da matrícula.

Para a educação infantil, os pais recebem no ato da inscrição números para concorrer às vagas pela Loteria Federal. "Os sorteados têm a matrícula garantida até no 9º ano do Ensino Fundamental", salientou o coordenador.

Para ingressar no Ensino Médio é necessário que os alunos passem por vestibulinho.

ESTRUTURA - O colégio possui quatro bibliotecas interativas, com espaços diferenciados para os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II.

A instituição tem corpo docente formado por 85 professores, que realiza trabalhos paralelos ao da sala de aula direcionados para os vestibulandos. (KZ)

Prova teve data alterada após vazamento em 2009

No ano passado a credibilidade do Enem foi abalada após denúncia de vazamento da prova. Na ocasião, o jornal O Estado de S.Paulo informou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que teria sido procurado por um homem que afirmava ter as duas provas. Ele as entregaria em troca de R$ 500 mil.

O exame aconteceria nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi cancelado após o episódio. Os testes foram realizados em 5 e 6 de dezembro. Mesmo inscritos, muitos estudantes desistiram de fazê-los. Além disso, por causa da alteração, a Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) deixaram de aproveitar a nota para o processo de seleção. Outras instituições precisaram mudar a data dos vestibulares para que não coincidissem com o Enem. (JR)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;