Nacional Titulo
Carnaval 2012: Águia de Ouro celebra a Tropicália
19/02/2012 | 02:32
Compartilhar notícia


Em cores psicodélicas e com ares de rebeldia, a Águia de Ouro de entrar na avenida e promete transportar o Sambódromo do Anhembi, no carnaval deste ano, para os anos 1960 e 1970, em uma viagem a um dos momentos de maior efervescência da cultura brasileira. A escola fará uma homenagem ao tropicalismo, movimento cultural que teve influência nas correntes do pop internacional e da música popular brasileira.

A escola promete arrancar aplausos da arquibancada com um elenco de famosos cantores para celebrar o Tropicalismo. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Cauby Peixoto, Wanderleia, Angela Maria e Roberta Miranda estão no palco da Águia, tradicional escola do bairro da Pompeia, zona Oeste de São Paulo.

Para Gilberto Gil, o tema da Tropicália sempre é relembrado, tanto pela imprensa, quanto pela academia, em diversos estudos. "É muito bom que a Tropicália seja incorporada por outros elementos da cultura, como é agora pelo samba. É muito bom o carnaval: é a Tropicália", disse.

O pano de fundo histórico também não ficará de fora do desfile da escola de samba, que fará referências, em alas e alegorias, à ditadura militar brasileira, incluindo uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto pela repressão em 1975. Com o enredo "Tropicália da paz e do amor! O movimento que não acabou", a Águia de Ouro contará na avenida do samba a história do movimento cultural, do seu nascimento à sua influência nas manifestações artísticas atuais. O carro abre-alas, por exemplo, trará referências à formatação da cultura brasileira, com destaque aos hábitos e costumes dos portugueses e nativos.

A segunda alegoria lembrará o período da ditadura militar, com a presença de um tanque de guerra que, em vez de munição, despejará flores sobre a arquibancada do Sambódromo do Anhembi. Os carros seguintes trarão o tropicalismo representado nas mais diversas manifestações culturais: teatro, cinema, música, arte etc. O desfile da escola de samba contará também com as presenças dos cantores Roberta Miranda, Ângela Maria e Cauby Peixoto, bem como do cineasta Fernando Meirelles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;