Política Titulo
Governo Lula editou 58 medidas provisórias em 2003
Do Diário OnLine
Com Agências
15/01/2004 | 11:14
Compartilhar notícia


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva editou 58 medidas provisórias (MPs) em 2003, uma média de 4,8 por mês. De acordo com a Agência Câmara, durante os dois últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso foram editadas 135 — 5,6 por mês.

Do total de MPs apresentadas por Lula, 29 foram convertidas em lei e uma foi revogada. As medidas provisórias editadas pelo governo petista tratam de economia (28), administração (13), criação de programas sociais (8), saúde (4), educação (3) e Previdência (2).

Em setembro de 2001, uma emenda constitucional mudou as regras para a edição de medidas provisórias. A intenção era minimizar o uso de MPs para instituir projetos não votados pela Câmara.

Apesar da mudança, ainda tramitam na Câmara diversas propostas para alterar novamente as regras de edição e até mesmo para extinguir as medidas provisórias. O argumento dos deputados é que as MPs nem sempre atendem ao que determina a Constituição, ou seja, que elas só podem ser editadas em casos de relevância e urgência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;