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Temer encaminha estudo para destravar Linha 18 do Metrô

Em encontro com Alex Manente, presidente interino sugere mais ajuda do governo federal para tirar projeto do papel

Leandro Baldini
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/07/2016 | 07:00
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Presidente interino do País, Michel Temer (PMDB) prometeu encaminhar estudo para destravar a Linha 18-Bronze (Djalma Dutra-Tamanduateí), que ligará a região ao sistema de Metrô da Capital e sugeriu até ajuda financeira da União ao modal.

O projeto, cujo contrato de serviço foi assinado em 2014, está emperrado desde o fim do ano passado, quando a Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério do Planejamento, rejeitou pedido do governo do Estado para a captação de recursos estrangeiros, estimados em US$ 182,7 milhões (R$ 637 milhões) para serviço de desapropriações. A negativa foi feita durante o governo de Dilma Rousseff (PT), afastada durante o trâmite do processo de impeachment.

A afirmativa de Temer foi feita durante agenda no Palácio do Planalto, com o deputado federal Alex Manente (PPS). Também participaram do encontro o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e o líder da legenda popular-socialista na Câmara Federal, o deputado Rubens Bueno, do Paraná.

“O presidente Temer encaminhou estudo de como o governo federal pode ajudar a tirar essa obra vital de Mobilidade Urbana do papel. Haverá estudo que envolva pontos além da liberação da verba pela Cofiex. Quem sabe até com recursos da União para que a Linha 18 possa sair do papel. Na próxima semana teremos agenda com ministros designados para tratar desse assunto”, pontuou Alex.

A Cofiex recusou pedido ao governo paulista, em 15 de dezembro, justificando a falta de comprovação de capacidade financeira de pagamento. Essa verba seria utilizada para desapropriações. A gestão estadual apontou que, sem o dinheiro para compra de terrenos, ficaria inviável iniciar as intervenções nos locais demarcados. Com 15,7 quilômetros de extensão e previsão de transportar 314 mil passageiros diariamente, a Linha 18 tem custo estimado de R$ 4,26 bilhões, sendo que R$ 1,92 bilhão é de responsabilidade do poder público, repartido entre Estado e União) e outro R$ 1,92 bilhão oriundo da iniciativa privada. No projeto está previsto que o transporte passará pelas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. O plano inicial era entregar o modal em 2017, entretanto, não há mais prazo para conclusão.

DISCUSSÃO
No encontro com Temer, Alex relatou também que a geração de empregos e manutenção das empresas do Grande ABC também foram abordadas. “Foi uma conversa muito proveitosa. Ficamos duas horas e pudemos falar muito sobre o futuro do Grande ABC. Ele mostrou preocupação com a economia da região, principalmente pela queda na atividade econômica devido à crise. Designou o ministro Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do PRB, para vir à região em uma agenda com empresários. Não podemos mais perder empresas e empregos. Até o fim de julho o Marcos Pereira virá para debater assunto”, adiantou Alex. 




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