Turismo Titulo Tour
São Paulo e suas histórias

'Circular Turismo Sightseeing' apresenta São Paulo sob um novo ângulo para turistas

Por Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
23/06/2016 | 06:48
Compartilhar notícia
José Cordeiro/SPTuris


 Muitas vezes a correria do dia a dia impede que os habitantes de determinado local enxerguem sua beleza e todo contexto histórico que ele contém. Além disso, a arquitetura, os monumentos, os atrativos turísticos, tão comuns a esses moradores locais, correm o risco de passar despercebidos e até serem desconhecidos.

Essas características são típicas de cidades grandes como São Paulo. Mas, para quem deseja conhecê-la sob um novo ponto de vista e saber o que mais a metrópole tem a oferecer, há três meses está à disposição da população e dos turistas o Circular Turismo Sightseeing.

O passeio é feito em um ônibus de dois andares, sendo que no andar de cima não existem janelas, proporcionando visão panorâmica da cidade. Tem duração de duas horas e meia, em média, dependendo das condições do trânsito durante o percurso. O tour tem custo de R$ 40 e o bilhete vale por 24 horas, possibilitando aos passageiros descerem para explorar os pontos turísticos por onde ele para.

O circular parte da Praça da República (Rua Aurora) as 9h, 11h20 e 14h10, de segunda a sexta; 8h, 10h30 e 13h30, aos sábados; e 10h, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10, aos domingos e feriados. É possível comprar o bilhete no local ou nos demais pontos de parada direto com o cobrador.

O trajeto inclui, além da Praça da República, outros sete pontos, sendo o primeiro no Pacaembu (Praça Charles Miller). Na sequência ele faz duas paradas na Avenida Paulista – a primeira na altura do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e a segunda na Casa das Rosas –, no Parque do Ibirapuera, no Pateo do Collegio, na Liberdade e no Theatro Municipal.

Um áudio em três línguas – português, inglês e espanhol – narra para os passageiros a história de todos os locais pelos quais o ônibus passa. Além dos pontos de parada, o circular passa em frente a locais importantes como a Caixa Cultural, Catedral Metropolitana da Sé, Conjunto Nacional, Espaço BM&FBovespa, Estação Luz, Galeria do Rock, Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração Japonesa, Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outros, somando 110 locais.

Além do áudio oficial, o cobrador passa todo o caminho complementando as informações e contando aos passageiros curiosidades adicionais, além de indicar quais são os pontos históricos.
Durante todo o trajeto, uma moto com um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) acompanha o ônibus para ajudar abrir o caminho em caso de interrupção do trânsito.

O projeto, que é uma realização da prefeitura de São Paulo, da SPTrans, SPTuris e da CET, ainda funciona em caráter experimental. Por isso, o trajeto pode ser alterado sem aviso prévio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;