Cultura & Lazer Titulo Santo André
Orquestra Locomotiva faz apresentação amanhã

Alunos de projeto de ONG andreense tocarão repertório que vai de rock a música clássica

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
13/06/2016 | 06:46
Compartilhar notícia
Divulgação


 Uma viagem à Venezuela resultou em um insight para o maestro Rogério Schuindt. Foi lá onde conheceu o projeto El Sistema, que ensinava música às crianças. Há oito anos conseguiu, portanto, tirar a ideia do papel e colocá-la em prática: assim nasceu o Projeto Locomotiva, ONG andreense (Av. dos Estados, 6.755) que pratica o desenvolvimento intelectual e musical de 52 alunos, de 4 a 17 anos, de forma gratuita.

E quem quiser ver pessoalmente o resultado de seu trabalho basta ir amanhã, a partir das 20h, ao Teatro Municipal de Santo André, para assistir à apresentação da orquestra, que contará com a participação de todos os alunos.

Ensaiamos todos os dias e fazemos uma apresentação por quinzena, em lugares variados. Isso empolga as crianças e adolescentes, que gostam de resultados rápidos e conseguem aprender, a cada semana, uma música diferente”, diz o maestro. Eles já tocaram em parques andreenses, hospitais, escolas e até empresas.

Schuindt diz que eles esperam ansiosamente pelo dia da apresentação. “É como um time que treina para entrar no campo e jogar. É ótimo para crescerem musicalmente e, no palco, a concentração é muito maior.”

Para a performance de amanhã, eles prometem música clássica – Beethoven, Villa Lobos –, MPBSamba de uma Nota Só, choro, trilha de filme Piratas do Caribe, música folclórica, rock, entre outros gêneros. “Eles alunos têm contato com uma série de estilos musicais e inserimos poesia no meio, além de diversas formações. É uma apresentação para todos os gostos musicais”, finaliza. A entrada é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;