Setecidades Titulo Saúde
H1N1 faz 8ª vítima na região

Óbito de moradora de Sto.André, de 22 anos, foi
confirmado ontem; Adolfo Lutz analisa mais 16 casos

Por Daniel Macário
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Uma mulher de 22 anos, moradora de Santo André, é a oitava vítima fatal de H1N1 confirmada na região neste ano. Análises do Instituto Adolfo Lutz já haviam certificado a morte de outras três pessoas em Santo André, duas em São Bernardo, uma em Mauá e uma em Ribeirão Pires.

Levantamento feito pelo Diário com base em informações repassadas pelas prefeituras e pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC aponta que outros 16 casos de óbitos ainda estão sendo investigados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Até ontem, o Grande ABC contabilizava a existência de 41 casos confirmados da doença na região, sendo 20 em São Bernardo, 11 em Santo André, seis em São Caetano, dois em Mauá, um em Diadema e um em Ribeirão Pires. Há um mês, a região tinha registrado a confirmação de dez casos da doença.

Já os registros de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com potencial para ser Influenza A saltaram de 567 para 593 casos em uma semana. São Bernardo permanece sendo o município com o maior número: 211 vítimas, mesmo índice da semana passada. A cidade é seguida por Santo André (199), Diadema (90), Mauá (50), Ribeirão Pires (34), São Caetano (seis) e Rio Grande da Serra (três).

Até 23 de abril, foram confirmados 1.880 casos de Influenza de todos os tipos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Deste total, 1.571 foram ocasionados pelo subtipo H1N1, que provocou 290 mortes. Com 1.106 registros de infectados, a região Sudeste concentra o maior número de pessoas com a gripe A, sendo 988 apenas em São Paulo. O Estado também registrou o maior número de mortes: 149.

 

VACINAÇÃO

Todos os municípios da região atingiram a meta de vacinação contra o vírus H1N1. O governo federal havia estabelecido como objetivo alcançar pelo menos 80% do público-alvo.

Em Santo André, por exemplo, até segunda-feira foram aplicadas 156,2 mil doses, o que corresponde a 90,77% da meta estabelecida.

Já São Bernardo ultrapassou a meta com a aplicação de 149 mil doses até o fim do mês passado. O índice representa 95,75% do público-alvo.

Com a meta cumprida desde o início do mês passado, Diadema já vacinou 62.483 pessoas. O número representa 87,78% do público-alvo.

Ribeirão Pires, por sua vez, atingiu 93,46% da meta de vacinação. Até domingo foram aplicadas 21.224 vacinas contra a Influenza A H1N1.

Os municípios de São Caetano (89,9%), Mauá (82,46%) e Rio Grande da Serra (100%) também alcançaram a meta, mas não atualizaram os índices de vacinação enviados na semana passada.

Balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem, mostra que 21,3 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano. O quantitativo representa 43% do público-alvo, número bem inferior à meta de 80% estabelecida pelo próprio órgão. A campanha nacional ficará em vigor até o dia 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;