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Focus Flex custará R$ 49,9 mil


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

16/12/2009 | 06:00


O novo Ford Focus Hatch equipado com motor 1.6 16V Flex estará nas revendas a partir da segunda quinzena de janeiro. Com três versões de acabamento, terá preços competitivos. Na configuração de entrada, GL, custará R$ 49,9 mil; na GLX, R$ 51,4 mil, e na GLX com freios ABS, o preço será de R$ 52,4 mil. Com a chegada do hatch com o propulsor Sigma, a Ford deixa de fabricar o modelo antigo do médio.

A montadora investiu R$ 600 milhões para produzir na fábrica de Taubaté (SP) o motor global Sigma, que foi desenvolvido na Europa, mas com a participação de profissionais do Brasil.

Feito com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o propulsor tem um bom índice de nacionalização: 75%.

Segundo Linus De Paoli, da Engenharia de Veículos da Ford, o motor foi projetado para durar mais de 240 mil quilômetros e oferecer operação suave, com baixo nível de vibrações e de ruídos. A potência é de 115,6 cv com álcool e 109,3 cv com gasolina, e o torque de 16,31 mkgf (álcool) e 15,39 mkgf (gasolina). O torque máximo é atingido em baixa rotação: a 1.500 rpm.

Segundo a Ford, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e de 183 km/h (gasolina).

De acordo com as medições da montadora, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool) na cidade. Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool).

De Paoli explica que a montadora decidiu manter o sistema de tanquinho para partida a frio porque a tecnologia sem tanque "ainda não está madura". Mas afirmou que nada impede que, futuramente, a montadora migre para essa tecnologia.

DESEMPENHO - O desempenho do Focus bicombustível agrada muito. Embora não haja potência de sobra como no 2.0, ela está na medida certa. O torque disponível em baixa rotação permite que o hatch ofereça saídas rápidas e boas retomadas. A transmissão manual de cinco velocidades contribui para esse comportamento. As marchas iniciais mais curtas proporcionam agilidade na cidade enquanto as marchas altas, mais longas, visam proporcionar economia na estrada.

A dirigibilidade e estabilidade continuam muito boas, assim como o acabamento interno, bem cuidado.

EQUIPAMENTOS - Desde a versão de entrada, GL, o modelo vem de série com air bag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD player com MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O volante é revestido de couro com raios cromados. No banco traseiro, há três encostos de cabeça com regulagem de altura.

Além desses itens, a versão GLX vem também com vidros elétricos traseiros com acionamento a um toque em todas as janelas, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo. Os freios ABS são opcionais na versão GLX, encarecendo o preço em R$ 1.000 (R$ 52,4 mil).

MERCADO - De janeiro a novembro, foram emplacadas 15.023 unidades do Focus Hatch, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). De acordo com os dados da entidade, o modelo ficou atrás de Astra, Punto e Golf. O objetivo da Ford, com a introdução do motor flexível, é aumentar as vendas do modelo, embora não tenham revelado em que proporção.

Em breve, possivelmente em fevereiro, também será oferecido o motor 2.0 Flex, também da família Sigma, com o objetivo de incrementar as vendas do sedã, que teve 8.594 unidades emplacadas de janeiro a novembro. Segundo Adriana Carradori, gerente de marketing, o sedã só será comercializado com o motor 1.6 16V Flex se os distribuidores tiverem muitas solicitações. A versão já está desenvolvida.



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Focus Flex custará R$ 49,9 mil

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

16/12/2009 | 06:00


O novo Ford Focus Hatch equipado com motor 1.6 16V Flex estará nas revendas a partir da segunda quinzena de janeiro. Com três versões de acabamento, terá preços competitivos. Na configuração de entrada, GL, custará R$ 49,9 mil; na GLX, R$ 51,4 mil, e na GLX com freios ABS, o preço será de R$ 52,4 mil. Com a chegada do hatch com o propulsor Sigma, a Ford deixa de fabricar o modelo antigo do médio.

A montadora investiu R$ 600 milhões para produzir na fábrica de Taubaté (SP) o motor global Sigma, que foi desenvolvido na Europa, mas com a participação de profissionais do Brasil.

Feito com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o propulsor tem um bom índice de nacionalização: 75%.

Segundo Linus De Paoli, da Engenharia de Veículos da Ford, o motor foi projetado para durar mais de 240 mil quilômetros e oferecer operação suave, com baixo nível de vibrações e de ruídos. A potência é de 115,6 cv com álcool e 109,3 cv com gasolina, e o torque de 16,31 mkgf (álcool) e 15,39 mkgf (gasolina). O torque máximo é atingido em baixa rotação: a 1.500 rpm.

Segundo a Ford, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e de 183 km/h (gasolina).

De acordo com as medições da montadora, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool) na cidade. Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool).

De Paoli explica que a montadora decidiu manter o sistema de tanquinho para partida a frio porque a tecnologia sem tanque "ainda não está madura". Mas afirmou que nada impede que, futuramente, a montadora migre para essa tecnologia.

DESEMPENHO - O desempenho do Focus bicombustível agrada muito. Embora não haja potência de sobra como no 2.0, ela está na medida certa. O torque disponível em baixa rotação permite que o hatch ofereça saídas rápidas e boas retomadas. A transmissão manual de cinco velocidades contribui para esse comportamento. As marchas iniciais mais curtas proporcionam agilidade na cidade enquanto as marchas altas, mais longas, visam proporcionar economia na estrada.

A dirigibilidade e estabilidade continuam muito boas, assim como o acabamento interno, bem cuidado.

EQUIPAMENTOS - Desde a versão de entrada, GL, o modelo vem de série com air bag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD player com MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O volante é revestido de couro com raios cromados. No banco traseiro, há três encostos de cabeça com regulagem de altura.

Além desses itens, a versão GLX vem também com vidros elétricos traseiros com acionamento a um toque em todas as janelas, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo. Os freios ABS são opcionais na versão GLX, encarecendo o preço em R$ 1.000 (R$ 52,4 mil).

MERCADO - De janeiro a novembro, foram emplacadas 15.023 unidades do Focus Hatch, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). De acordo com os dados da entidade, o modelo ficou atrás de Astra, Punto e Golf. O objetivo da Ford, com a introdução do motor flexível, é aumentar as vendas do modelo, embora não tenham revelado em que proporção.

Em breve, possivelmente em fevereiro, também será oferecido o motor 2.0 Flex, também da família Sigma, com o objetivo de incrementar as vendas do sedã, que teve 8.594 unidades emplacadas de janeiro a novembro. Segundo Adriana Carradori, gerente de marketing, o sedã só será comercializado com o motor 1.6 16V Flex se os distribuidores tiverem muitas solicitações. A versão já está desenvolvida.

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