Economia Titulo Conjuntura
Diário terá seminário sobre os rumos da indústria na região

Realizado na terça, evento contará com palestras e debates; inscrições estão encerradas pelo fato de o número de participantes ter sido atingido

Por Marina Teodoro
Especial para o Diário
09/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na terça-feira, dia 12, o Diário irá realizar o seminário ‘Os rumos da indústria no Grande ABC’, que terá apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Com o intuito de colocar em discussão assuntos que pautam a economia regional, o evento contará com a presença de palestrantes engajados no assunto e terá espaço para debates.

Dividido em três painéis, o primeiro tema abordado será ‘A Desindustrialização no Grande ABC’, comandado pelo coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, Sandro Maskio.

“Pretendo apresentar a evolução da indústria da região desde 1990 até os dias atuais. Fazendo mapeamento e entrando em assuntos desde a expansão industrial, a geração de emprego e renda, os setores de destaque e seus desempenhos”, conta Maskio, que vê o seminário como uma possibilidade de colocar em discussão os desafios da economia regional, assunto que deve ser colocado como prioridade, principalmente por se tratar de questão de política pública. Ainda na avaliação do economista, o evento é oportunidade para chamar a atenção das autoridades sobre o tema.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, que participará de um dos debates, elogia a iniciativa ao pontuar que este é um momento de se discutir o atual cenário e buscar caminhos para amenizar a crise. “Uma das regiões mais importantes do País, o Grande ABC foi um dos primeiros a sofrer com a crise, mas tenho certeza de que será um dos que irão se recuperar primeiro também.”</CW>

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, outro debatedor, vê o evento como oportunidade de reunir gestores e atores do desenvolvimento econômico das sete cidades para que possam falar das dificuldades sobre o setor industrial e apontar sugestões. “É um assunto que merece atenção. Só em Mauá, 60% da receita provém do Polo Petroquímico”, afirma. Em Santo André, esse percentual é de 30% do total das arrecadações tributárias.

O assunto será abordado no segundo painel, ‘O Polo Petroquímico do ABC e o potencial de desenvolvimento da cadeia produtiva da química e do plástico’.

Um dos debatedores da terceira palestra será o presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo) Octavio Leite Vallejo, que irá discutir sobre o tema ‘Indústria Automotiva: presente e futuro no ABC’. “Neste momento atípico da economia, o mercado automobilístico afeta não só o setor financeiro, como a vida da sociedade, o ser humano, seja ele o colaborador da montadora ou da cadeia automotiva ou o trabalhador que não atua no segmento. Então é hora de refletir, estudar e utilizar-se do bom-senso”, pontua.

LIMITE ATINGIDO

Com 250 participantes confirmados, as inscrições foram encerradas por atingir o volume máximo. O evento acontecerá no Hotel Mercure, na Avenida Industrial, 885, no bairro Jardim, em Santo André. O local abrirá as portas às 8h15, quando serão realizados o credenciamento e a entrega do material de apoio, e ainda será oferecido café da manhã. O encerramento está previsto para 12h30. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;