Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é feito o gel de cabelo?
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
10/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O gel de cabelo é feito de forma simples. Há dois ingredientes principais: água e um ‘pozinho’ mágico chamado de acrilato. Em contato com o líquido, esse elemento vai inchando e cria volume. Isso é reflexo das várias moléculas (menor parte de uma substância, que mantém suas características de composição e propriedades químicas) ligadas. Também é adicionado outro item líquido, que tem a função de ajudar a modelar os cabelos.

Trata-se de uma fórmula semissólida utilizada amplamente na indústria cosmética. Ele é conhecido por proporcionar melhor absorção pelo cabelo do que outros produtos com função parecida, casos de cremes e pomadas específicas.

Muitas vezes o gel também contém álcool e outros componentes em sua formação. Para dar cheiro ao produto, por exemplo, coloca-se fragrância, como as de frutas (como morango e melancia) ou ainda de hortelã, chiclete, entre outros.

Outra característica é a cor, que nasce a partir da utilização de corantes, substâncias feitas à base de água e químicos (chamados de umectantes e plastificantes) na elaboração. Mas esse detalhe não influencia no rendimento do produto.

USO - Assim como qualquer item para o corpo, o gel deve ser utilizado com cautela. No mercado há artigos para crianças e adultos. Por isso, recomenda-se escolher de acordo com a idade.

O gel deve ser aplicado, de preferência, nos cabelos molhados. Basta lavar as mãos para limpar. Vale lembrar que, para remover o produto, é preciso enxaguar bem durante o banho. Se as partículas ficarem acumuladas nos fios e couro cabeludo, podem causar coceira, descamação (quando a cabeça fica descascando) e alergias.

Estudos históricos apontam que os antigos egípcios se preocupavam com os cabelos. Eles improvisavam uma espécie de gel à base de gordura.

Consultoria de Livia Gori, dermatologista do Cipe (Centro Integrado de Restauração Capilar, Dermatologia e Envelhecimento Saudável), de São Paulo, e de Edjane Lima, gerente de desenvolvimento de produtos das categorias cabelos e infantil da Natura.

Pergunta de Isabella Elisa Lima Adriano, 10 anos, de São Bernardo, ficou curiosa sobre a origem do gel quando viu a mãe arrumando o cabelo da irmã com o item. “Ele tem uma textura diferente. Eu não gosto de passá-lo. Prefiro cabelo solto.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;