Setecidades Titulo Atendimento
São Caetano inaugura segunda unidade do Cras

Centro voltado à Assistência Social funcionará
no Nova Gerty e deverá atender 16 mil famílias

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta


Considerada a área mais populosa de São Caetano e também com maior índice de vulnerabilidade, o bairro Nova Gerty ganhou um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), inaugurado na manhã de ontem pela Prefeitura. O equipamento, que é o segundo da cidade (o primeiro fica no bairro Fundação), está instalado na Rua Nelly Pellegrino, 930 e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Esse é um local estratégico, por isso, vai beneficiar essa população”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

A entrega do espaço marcou o encerramento da gestão de Andreia Neves à frente da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Ela deixou o cargo para disputar uma cadeira no Legislativo municipal e seu sucessor deve ser anunciado amanhã pelo chefe do Executivo.

“Esse é um projeto desde que assumi a Pasta, dois anos atrás. O prédio é da Prefeitura, mas era ocupado pelo Circolo Italiano, então, teve toda uma questão burocrática relacionada à desocupação, para que pudéssemos instalar o Cras. Hoje (ontem) é (foi) um dia muito especial”, falou.

Segundo Andreia, a partir do início da reforma, foram cinco meses para conclusão. O investimento foi feito com recursos do governo federal, vindos do Ministério do Desenvolvimento Social, além de contrapartida da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social. O valor gasto não foi precisado

O Cras tem a função de acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social ou beneficiadas por programas de transferência de renda. A expectativa é que 16 mil famílias sejam atendidas.

A equipe que prestará o serviço à população, estimada em cerca de dez pessoas, será composta por assistentes sociais, psicólogo, pedagogo, entre outros “As famílias que precisarem de orientação poderão contar com profissionais capazes de ajudá-las no que precisarem”, pontuou o prefeito.

Uma das ações a serem ofertadas aos munícipes são oficinas que possibilitarão não apenas oportunidade de geração de renda, mas também fortalecer os vínculos familiares, integrando seus membros nas atividades. “Teremos oficinas de pintura, artesanato, cartonagem e patchwork, que iniciaremos ainda neste mês”, listou a coordenadora do Cras, Alice Lima, lembrando que outras aulas, como bordado e crochê também fazem parte do planejamento. “A Assistência Social não é só distribuição de cesta básica e leite. Ela é muito ampla”, salientou Andrea.

Nascida e criada no bairro Nova Gerty, a auxiliar de limpeza Solange Silva, 48 anos, acompanhou a inauguração e se animou em participar das oficinas. “Se puder, vou fazer todas”, disse ela que, inclusive, cursa o primeiro ano de Assistência Social.

HOMENAGEM

O Cras inaugurado recebeu o nome de Honório do Carmo Neto, em homenagem ao psicólogo, pedagogo e responsável pela implantação, formação e eleição do 1º Conselho Tutelar de São Caetano. Ele faleceu em 3 de abril de 2010, aos 55 anos, após complicações em uma cirurgia para tratar diverticulite. Familiares prestigiaram o evento. “Honório tinha como bandeira a Educação. Era um grande amigo, um grande cidadão”, lembrou o cunhado José Roberto Pereira, 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;