Política Titulo São Caetano
Cotado a vice, Bonome fica no PMDB e no governo

Homem-forte da gestão Pinheiro recebeu convite
para ir para o PTB; prazo encerrou ontem

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
03/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva 5/11/15


Homem-forte do governo do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), Nilson Bonome (PMDB) não deixou o comando da Secretaria de Governo. A manutenção dele no posto evidencia que o peemedebista não será candidato a vice na chapa de Pinheiro. Se quisesse integrar a disputa, teria de se desincompatibilizar até ontem do cargo no primeiro escalão, como determina a legislação eleitoral. O Paço confirmou sua permanência no secretariado.

Bonome também segue no PMDB. Em fevereiro, o peemedebista foi convidado a se filiar no PTB para fortalecer a ala pró-Pinheiro no partido. A sigla fala em lançar candidato próprio ao Paço, enquanto que alguns petebistas tentam colocar o partido na ala oposicionista do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O prazo para a troca de filiação com vistas ao pleito de outubro, entretanto, também encerra hoje (são seis meses antes do pleito) e o secretário não anunciou sua desfiliação.

O nome de Bonome começou a ser especulado como possível companheiro de chapa de Pinheiro em outubro do ano passado, quando o peemedebista mudou seu domicílio eleitoral de Santo André, onde presidia o diretório local do PMDB, para São Caetano. Na época, assumiu o cargo de secretário de Governo e ficou responsável por refazer a então abalada articulação entre o Palácio da Cerâmica e o Legislativo. O peemedebista reforçou a relação entre a base governista e o prefeito e passou a ser visto como potencial nome para ocupar a vaga de vice na chapa de Pinheiro.

Sem Bonome no páreo, dois nomes passam a ocupar o protagonismo na disputa pela vaga: o presidente da Câmara, Paulo Bottura, e o líder do governo na Câmara, Jorge Salgado (ambos do PTB). Os dois têm relação estreita com Bonome e deverão disputar internamente a preferência do peemedebista. Pela influência que o secretário tem junto ao governo, o apoio de Bonome pode pesar na decisão de Pinheiro sobre quem será seu candidato a vice. Nesse contexto, Salgado teria a predileção do supersecretário. Logo após a vitória de Pinheiro em 2012, Salgado reivindicou indicação do governo para ser candidato à presidência da Câmara. Na ocasião, abriu mão condicionando a dessitência a possível apoio para o pleito deste ano. Outros nomes da base de sustentação do prefeito no Legislativo correm por fora na briga pela vaga, como os vereadores Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PMDB), e Eder Xavier (Pros).

Pinheiro tem sustentado que o candidato a vice-prefeito será escolhido com critérios eleitorais. Assim como na eleição de 2012, o chefe do Executivo deverá realizar pesquisa interna para a escolha do seu companheiro de chapa.

Prefeito diz que anuncia amanhã substitutos de secretários

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), manteve o mistério e disse que só amanhã vai anunciar quem assume as vagas de Jander Lira (PP), Andreia Neves (PMDB) e Jesus Gutierrez (PRB) no comando das Pastas de Cultura, de Assistência Social e de Saúde, respectivamente.

“Para cada secretaria há dois ou três nomes, mas não posso antecipar”, declarou Pinheiro. Ao todo, cinco secretários deixaram o Paço com objetivos eleitorais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;