Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica andreense toca no Festival de Paranapiacaba
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
14/07/2001 | 15:25
Compartilhar notícia


A Sinfônica andreense e o Coral Municipal de Mauá são algumas das atrações deste domingo na primeira edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba (leia mais nesta página), em Santo André. O evento, com entrada franca, prossegue até o dia 22, período em que contemplará diversas manifestações artísticas, além de atividades como moda e gastronomia.

Sob regência de Flavio Florence, a orquestra toca no Clube União Lira Serrano (av. Antonio Olintho, s/nº), a partir das 15h. O programa do concerto inclui o minueto da Suíte Antiga para cordas, de Alberto Nepomuceno; as aberturas das óperas Nabuco, de Giuseppe Verdi, e de Don Pasquale, de Gaetano Donizetti; e os finales da Sinfonia nº 5 em dó menor, de Ludwig Van Beethoven, e do Concerto em Sol Menor, também de Nepomuceno.

“O programa que será mostrado é um apanhado do repertório que a orquestra vem trabalhando este ano. Variado, ele conta com muita música brasileira, representada pelas composições de Nepomuceno”, disse Florence.

“Em homenagem ao centenário da morte de Verdi, tocaremos a abertura de Nabuco. Outra abertura programada é a de Don Pasquale, ópera cômica que depois será mostrada no Festival de Inverno de Campos do Jordão (dia 21), no Theatro São Pedro (27 e 29), em São Paulo, e no Municipal de Santo André (3 de agosto)”, afirmou o regente.

Também no Clube União Lira Serrano, a partir das 18h, a apresentação será do Coral Municipal de Mauá, sob regência de Sérgio Assumpção. O espetáculo contará com os movimentos que compõem a Deutsche Messe (Missa Alemã), de Franz Schubert, e com quatro movimentos (de um total de 11) de Moteto: Jesu, Meine Freud (Jesus, Minha Alegria), de Johann Sebastian Bach.

Os cerca de 50 coralistas serão acompanhados por Eduardo Albertino (órgão) na apresentação de Schubert. “Já a exibição da peça de Bach será feita à capela”, disse Assumpção.

A Orquestra Sinfônica de Santo André já se apresentou no Clube União Lira Serrano há cerca de oito anos, segundo Florence. O espetáculo deste domingo será o primeiro do Coral Municipal de Mauá em Paranapiacaba. Mais informações sobre a programação do Festival de Inverno de Paranapiacaba podem ser obtidas pelos telefones 4439-0007 e 4439-0118.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;