Cultura & Lazer Titulo
Peça de O'Neill ganha leitura dramática
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
22/08/2011 | 07:26
Compartilhar notícia
Divulgação


Já dizia o escritor russo Tolstoi (1828-1910): "Todas as famílias felizes se assemelham; cada família infeliz é infeliz à sua maneira". O drama de uma dilacerada família é narrada na peça "Longa Jornada Noite Adentro", uma das mais conhecidas do dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill (1888-1953), que integra amanhã o projeto "7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores", sediado no Sesc Consolação.

Dentro do projeto, um diretor convidado a cada encontro concebe a leitura como esboço de montagem usando marcação de cenas, com ambientação cenográfica, elementos de figurino, desenho de luz e música. Nesta edição, a leitura dirigida por Francisco Carlos terá no elenco Celso Frateschi, Caco Ciocler, Lilian Blanc, Hércules Morais e Ângela Ribeiro.

Embora escrita em 1941, "Longa Jornada Noite Adentro" só estreou em 1957 porque O'Neill só permitiu que a obra fosse publicada e encenada depois de sua morte.

Centrado na história da dilacerada família Tyrone, o drama autobiográfico mostra convívio entre pai covarde (ator talentoso, mas incapaz de voos altos na carreira), mãe dependente de morfina e dois filhos, um consumido pela tuberculose e outro pelo alcoolismo.

Na montagem, os acontecimentos de um dia tenso projetam, ao longo da noite, o inferno, no qual estão mergulhados as quatro pessoas infelizes e já incapazes de transformar o destino.

Foi a doença de parkinson que reduziu drasticamente a produção de Eugene O'Neill, cujas obras estavam entre as primeiras a apresentar técnicas do realismo, influenciado principalmente por Anton Chekhov, Henrik Ibsen e August Strindberg. O dramaturgo morreu em 1953, vítima de tuberculose, em hotel situado em Boston.

Para as próximas leituras do projeto, no Sesc Consolação, estão agendadas as peças "Álbum de Família" (27 de setembro), de Nelson Rodrigues, "Festa de Família" (25 de outubro), de David Eldridge, e "Rosa de Dois Perfumes" (29 de novembro), de Emilio Carballido.


Longa Jornada Noite Adentro Leitura dramática. Amanhã, às 19h30. No Sesc Consolação (Teatro Anchieta) - Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo. Tel.: 3234-3000. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;