Nacional Titulo
Empresa teria contaminado por chumbo moradores de Bauru
Por Do Diário OnLine
10/04/2002 | 09:35
Compartilhar notícia


Laudo divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo revelou que animais e hortaliças em propriedades próximas à Fábrica de Baterias Ajax, em Bauru, no interior de São Paulo, estão contaminados por chumbo.

A empresa, que funcionou na região por 58 anos, foi fechada pela Justiça, após uma denúncia de uma organização não-governamental. A substância que contaminou a região era encontrada nas fumaças que saía das chaminés da fábrica.

Exames constataram que 25 crianças, entre 30 analisadas, apresentaram taxa de chumbo superior à aceita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O excesso de chumbo de sangue no organismo causa o saturnismo, doença que ataca os músculos e o sistema nervoso.

Em análise feita em hortaliças e animais da região também constatou contaminação. A hortelã, por exemplo, apresentou 1 miligrama de chumbo por quilo, o dobro da quantidade permitida pelo Ministério da Saúde. O leite também foi considerado impróprio para consumo.

Todos os animais da região deverão ser sacrificados e levados a um aterro sanitário, para que não contaminem o solo.

A Justiça determinou que a empresa pague exames de sangue aos moradores para verificar o número de contaminados. A Secretaria da Saúde de Bauru, por sua vez, orienta a população para que não consumam leite, ovos e hortaliças.

A empresa divulgou nota contestando o resultado dos exames e anunciou que vai pedir novos testes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;