Cultura & Lazer Titulo
Teatro em tom tragicômico
Roseane Castilho
Especial para o Diário
07/12/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Dois espetáculos teatrais tragicômicos podem ser conferidos no Sesc Santo André, neste fim de semana.

Chorinho é inspirado na vida cotidiana e apresenta personagens também comuns. Depois de lotar o teatro do Espaço Parlapatões, em setembro e outubro deste ano, o texto de Fauzi Arap chega à cidade neste sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

No palco, dois atores e um banco de praça. Uma estrutura que fica entre Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e Zoo Story, de Edward Albee.

É neste cenário que acontece o encontro de dois personagens bem diferentes: um jovem morador de rua, interpretado por Caio Blat, e uma aposentada solteirona, vivida por Claudia Mello.

A solidão, a ausência de espaços de lazer, a violência e a desigualdade são temas abordados nos diálogos.

A direção da peça é dividida entre Arap e Marcos Loureiro. Ambos com uma linha em comum: a simplicidade. “Nós deixamos que as características do texto e dos atores fiquem em primeiro plano”, afirma Loureiro.

Internacional - Imagine ver Dom Quixote de saias e nariz de palhaço. Pois é essa a essência da personagem clownesca Jeanne D’Arc, criada pela atriz suíça Gardi Hutter para a peça Joana D’ArPpo. O espetáculo terá única apresentação nesta sexta-feira, às 21h.

O palco é transformado em uma lavanderia e, ao mesmo tempo, em um campo de batalhas. Como Dom Quixote de la Mancha no texto de Miguel de Cervantes, a personagem quer fugir da realidade e imagina-se como uma grande heroína.

A peça foi montada em 1981, mas continua atual. “É uma história tragicômica, ao gênero Charlie Chaplin, sobre uma lavadeira rude, mas de bom coração; pobre, mas feliz. Ela serve de metáfora para as mulheres que trabalham todos os dias”, disse a atriz em entrevista para a Agência Lusa.

O espetáculo foi sucesso de público e crítica no Festival Internacional de Palhaçadas de Andorra, na Espanha, em abril de 2005, onde obteve mais de 10 minutos de aplausos ininterruptos. (Supervisão de Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;