Economia Titulo
Fisco recebe 18,5 milhões de documentos do IR
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
28/04/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


A Receita Federal divulgou sexta-feira que recebeu, até às 18h, 18,5 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007, ano-base 2006.A expectativa do Fisco era fechar o dia com 19 milhões de documentos enviados. Neste ano, a Receita espera contabilizar 23,5 milhões de declarações do IR.

O prazo para o envio do documento termina na próxima segunda-feira. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete e formulário devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica e dos Correios. Já pela internet, no site www.receita.fazenda.gov.br, o prazo se encerra às 20h.

Neste ano deve declarar quem teve em 2006 rendimentos tributáveis superiores a R$ 14.992,32.

Dúvida IR - Abaixo outros questionamentos sobre a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007, ano-base 2006.

Fui contemplado em um consórcio de imóvel em 2006, mas, até o momento ainda não utilizei a carta de crédito. Portanto, não tenho os dados do imóvel para declarar na discriminação do bem como solicita a Receita Federal. Como deverei declarar?
Ginomar da Silva - Santo André
Você poderá continuar informando no código 95, na ficha de Bens e Direitos, e no campo de Discriminação, você deve informar que apesar de ter sido contemplado ainda não utilizou o crédito.

Tenho um plano de previdência que fiz para a minha filha há algum tempo. Nas outras declarações esqueci de informá-lo a Receita. Agora quero declarar, mas a minha filha está como dependente do meu marido e a aplicação está no meu CPF. Onde declaro?
Rosângela Silva - Santo André
Se o plano de previdência for PGBL, não precisa declarar o saldo. Em caso de declaração em separado, os bens comuns do casal podem estar informados em uma única declaração. Para isso deverá ser preenchido a ficha de informações do cônjuge.

Meu pai esqueceu de colocar há alguns anos um imóvel na declaração. Se ele informar neste ano, como ficam as outras declarações?
Rosângela Silva - Santo André
Para evitar possíveis problemas com o Fisco, o melhor é retificar as declarações passadas incluindo o imóvel no ano correto.

No ano passado, o médico diagnosticou que meu pai está com começo de Alzheimer. Esta doença faz com que ele seja isento? Qual o procedimento que ele deve tomar?
Rosângela Silva - Santo André
São isentos apenas os rendimentos por portador de doença grave relativos a proventos de aposentadoria, pensão e suas respectivas complementações. Tributam-se os demais rendimentos de outra natureza recebidos pelo contribuinte. Para ter direito ao benefício, você deverá procurar uma agência do INSS.

As perguntas foram respondidas por Glauco Pinheiro, sócio-proprietário da Candinho Assessoria Contábil, de Santo André, e diretor da AESCSA (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;