Internacional Titulo
América Latina esperava um papa mais 'liberal'
Da AFP
19/04/2005 | 16:34
Compartilhar notícia


A América Latina, que abriga mais da metade dos católicos do mundo (49,8%), esperava um papa mais progressista que o eleito nesta terça-feira, o alemão Joseph Ratzinger.

Ao lado de seu antecessor João Paulo II, ele combateu, nesta região de desigualdades gritantes, a ala progressista da Igreja.

Pouco após a eleição de Joseph Ratzinger, o sociólogo Fabian Sanabria, diretor do Instituto colombiano de estudos religiosos, disse que ele vai "dividir a Igreja Católica, em particular na Europa e nos Estados Unidos, onde seu nome é motivo de muitas ressalvas".

Na América Latina, continuou, o nome do cardeal alemão lembra a luta do Vaticano contra a Teologia da Libertação nos anos 1980, quando ele dirigia a poderosa congregação para a doutrina da fé, herdeira da santa inquisição.

Antes da eleição do novo papa, Jeffrey Klaiber, jesuíta americano e professor da Universidade Católica do Peru, achava que para a América Latina "o ideal seria um João XXIII, consciente de que a Igreja tinha perdido contato com o mundo moderno".

Eleito papa em 1958 após a morte de Pio XII, João XXIII causou surpresa convocando em 1962 o concílio ecumênico Vaticano II destinado a adaptar a Igreja aos novos tempos.

Esta idéia foi compartilhada também por diversas autoridades católicas e teólogos brasileiros que consideram que o casamento de padres não é um dogma imutável da Igreja e que o próximo papa poderia mudar esta tradição.

"Uma modernização interna pode dar mais credibilidade e tirar a Igreja da paralisia em que se encontra em certos temas como o papel da mulher", disse o peruano Luis Pasara, especialista em questões religiosas da Universidade de Salamanca (Espanha).

Para este professor, esta recusa em se adaptar aos novos tempos provocou o declínio da Igreja Católica em benefício dos protestantes e dos evangélicos. Entretanto, destaca Fabian Sanabria, "com Ratzinger, será muito difícil esperar a transformação que a Igreja católica precisa".

Num dos maiores bairros de Caracas, Petare, o padre da paróquia Bruno Renault via nesta terça-feira na escolha do cardeal alemão "a vitória da ala conservadora da Igreja".

"Eu sabia que não seria um latino-americano, os europeus transmitem segurança e, no atual quadro de insegurança da Igreja, os cardeais preferiram a segurança", declarou. "Ratzinger foi o homem que reforçou a ortodoxia na Igreja e é difícil esperar moderação de sua parte", concluiu.

Mas há também quem comemore na América Latina a vitória de Ratzinger, que escolheu ser chamado de Bento XVI.

O presidente da Conferência episcopal da Venezuela, monsenhor Baltasar Porras, disse que o novo papa "é um homem muito claro em seu pensamento, um homem de declarações curtas e breves e nós vimos isso logo em seus primeiros cumprimentos". "É um homem de pensamento europeu, um alemão com idéias muito claras", continuou, amenizando as posições conservadoras do cardeal alemão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;