Setecidades Titulo Solidariedade
Família lança campanha para Yasmin caminhar

Procedimento feito nos EUA é esperança de a moradora de Diadema, de 4 anos, reverter problema motor

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Caminhar sozinha e conseguir brincar de pega-pega com os amigos da escola é o principal desejo da pequena Yasmin Victória Brito Silva, 4 anos. A moradora de Diadema nasceu prematura de 27 semanas e teve uma lesão no cérebro causada por falta de oxigenação, o que desencadeou uma paralisia cerebral espática, rigidez muscular que a impede de andar sem apoio. Na tentativa de realizar o sonho da encantadora menina de olhos verdes, a família e amigos de Yaya, como gosta de ser chamada, se uniu em corrente de solidariedade por meio de campanha para arrecadar verba capaz de custear cirurgia com especialista na área nos Estados Unidos.

“Não podemos deixar com que a nossa dificuldade financeira atrapalhe o sonho dela. Sempre vamos buscar alternativas para garantir que ela tenha qualidade de vida e seja independente”, destaca a mãe de Yaya, Karina Pontes de Brito, 26. E a resposta encontrada pela família foi criar a campanha Um passo para Yasmin, há uma semana. Além de página no Facebook (com 3.095 curtidas), o movimento conta ainda com camisetas, banner e, em breve, portal para mostrar o dia a dia de Yasmin aos colaboradores.

A meta é conseguir US$ 58 mil, o equivalente a cerca de R$ 230 mil hoje, para custear as despesas com a rizotomia seletiva dorsal, hospedagem, passagens e alimentação durante as quatro semanas necessárias para a operação e sessões de fisioterapia.

Conforme explica a fisioterapeuta da Yasmin, Regiane Krakauer Kuhn, o prognóstico dado pelo próprio especialista norte-americano é de que a menina passe a andar sem ajuda. “A Yaya chegou aqui no meu consultório com 1 ano e 8 meses, mas com idade motora de um bebê de 10 meses. Ela não engatinhava, não se sentava. Ela avançou muito, mas a fisioterapia não é capaz de reverter a lesão. Nós descobrimos essa cirurgia há cerca de dois anos e já tivemos sucesso com uma paciente que passou pelo procedimento”, diz. A especialista se refere à pequena Ana Carolina Di Bernardo Ribeiro, 8. A moradora de São Caetano teve sua história contada pelo Diário em novembro de 2014 e realizou a cirurgia em agosto.

Depois do envio de exames, fotos e vídeos, o neuropediatra T. S. Park pré-agendou a cirurgia de Yaya para julho de 2016. “Temos pouco menos de um ano para arrecadar esse valor, mas estamos confiantes de que tudo vai dar certo”, observa a dedicada mãe.

Interessados em contribuir com a realização do sonho de Yaya podem realizar doações em conta poupança aberta na Caixa Econômica Federal no nome da garota. A agência é a 3581, a conta 00004760-0 e o CPF 448.869.748.80.

 

DESAFIO

Hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por meio da lei 11.133 de 2005. A data representa oportunidade de conscientizar a sociedade como um todo sobre a garantia dos direitos daqueles que têm algum comprometimento, seja físico ou mental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;