Esportes Titulo Dúvida
Centros da região têm futuro incerto

Espaços cedidos ao paradesporto em S.Caetano
podem ser destinados para a iniciação esportiva

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
11/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A estrutura existente no Grande ABC que atende os atletas paraolímpicos ainda não tem futuro definido quando o Centro Paraolímpico Brasileiro for inaugurado. Em conversa com o Diário, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro e vice-presidente do CPI (Comitê Paraolímpico Internacional), Andrew Parsons, afirmou que as piscinas do CER (Clube Esportivo e Recreativo) Cerâmica, ex-AD São Caetano, e do Complexo Lauro Gomes e espaço no centro de treinamento de atletismo BM&F/Bovespa, em São Caetano, podem ser transformados em centro de iniciação paraolímpico ou locais dedicados a projetos sociais.

“Vamos ver como vai ser com esse centro (na Capital). Podemos transformá-los (espaços no Grande ABC) em locais destinados para iniciação esportiva, dedicados a projetos sociais ou até mesmo mantê-los (como estão)”, explicou ele.

Parsons também destacou o legado que o centro trará ao esporte paraolímpico brasileiro como referência para as futuras gerações. “É a cereja do bolo do esporte paraolímpico brasileiro. Os Jogos (Paraolímpicos) vêm e vão passar, mas o centro vai continuar. Isso é perene”, comentou. “O local é de alto rendimento para atletas de elite. Mas o quanto a gente puder integrar os jovens com grandes campeões, nós vamos fazer”, destacou o dirigente.

A estrutura da obra surpreendeu até mesmo sir Philip Craven, presidente do CPI. O inglês afirmou que o centro não perde em nada para outros polos paraolímpicos. “É do mesmo nível de outras instalações no mundo, como na Coreia do Sul e na China. Só de olhar você percebe. É de primeira linha. É fantástico”, afirmou.

Ex-atleta do basquete de cadeira de rodas, do atletismo e da natação, sir Philip exaltou o fato de os esportistas poderem trocar experiências no centro. “É difícil para todos em algum ponto da carreira. Quando eles treinam juntos, podem trocar experiências: ‘Ei, é um dia ruim para mim’ e o outro atleta diz: ‘Eu tive o mesmo problema. Mas vamos lá, continue’. Mesmo se é um atleta de outro esporte, esse trabalho em equipe você tem de ter. Você se sente parte de um time”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;