Política Titulo Eleição de 2016
Hoje aliado de Marinho, PCdoB de São Bernardo está próximo de perder Martins e Tavares para a oposição

Vereadores não pretendem caminhar junto com o PT e buscam saída

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
05/09/2015 | 07:09
Compartilhar notícia


O PCdoB de São Bernardo está próximo de perder seus dois vereadores, Martins Martins e José Walter Tavares, a pouco mais de um ano do pleito municipal. Os parlamentares costuram saída da legenda por não concordarem com projeto de adesão ao PT no ano que vem – que deve ter candidatura encabeçada pelo secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.

A legenda comunista está no arco de aliados do prefeito Luiz Marinho (PT) desde o segundo turno da eleição de 2008. Recentemente, o presidente estadual da sigla, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), anunciou continuidade no alinhamento ao projeto petista na cidade.

Diante da decisão, Martins e Tavares iniciaram conversas com candidaturas da oposição, que devem ser representadas pelo deputado federal Alex Manente (PPS) e pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB), buscando conseguir espaço e apostando em recall eleitoral. No pleito passado, os parlamentares juntos conquistaram 6.646 votos (4.266 para Tavares, enquanto Martins angariou 2.380 adesões).

Os números são considerados expressivos entre os políticos, que atualmente têm concentrado esforços na montagem de chapa de pré-candidatos a vereador.

O primeiro a se movimentar foi Tavares. Vereador pelo quinto mandato, o comunista participou da filiação de seu irmão, Toninho Tavares, ao tucanato. Depois disso, alçou o próprio nome como possível vice em uma das chapas majoritárias.

O diálogo prosperou mais com Morando, uma vez que Alex deve repetir dobrada com o ex-vereador Admir Ferro (PTB). Sinalizando desistência em disputa por cadeira na Câmara, Tavares tenta sentenciar cartada ainda neste mês, mas comenta-se que eventual fracasso pode encerrar sua trajetória política. O parlamentar também chamou atenção de suposta insatisfação ao assinar pedido de instalação da CPI do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo), proposta pela oposição.

No caso de Martins, a situação começou a ser especulada, justamente após a movimentação do correligionário. O vereador, que está em seu terceiro mandato, quer acompanhar o colega em projeto político, além de ser simpático ao plano tucano. Ele esteve no PSDB na eleição de 2008, que a chapa foi liderada por Morando. Na ocasião, Martins fracassou na disputa eleitoral, não conseguindo renovar mandato no Legislativo. O vereador já teve passagem pelo PV antes de chegar no PCdoB, em 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;